Almada Professional School

4.4/5 based on 8 reviews

About Almada Professional School

BREVE HISTORIAL

A Escola Profissional de Almada - EPA, é herdeira de um historial de experiência na área da formação profissional, remontando ao início dos anos 70.

 

Com a construção dos estaleiros da Margueira, em 1966, na época um dos maiores estaleiros do mundo, a Lisnave-Estaleiros Navais de Lisboa, S.A., teve necessidade de criar um Centro de Formação para os seus trabalhadores.

 

Inaugura-se assim, a 23 de junho de 1970, nas instalações onde hoje funciona a EPA, o Centro de Formação Manoel de Mello (Escola da Lisnave), o qual viria a permitir a formação profissional de 3000 operários por ano nos domínios da metalomecânica, soldadura, montagem de estruturas metálicas, tubagens e serralharia mecânica. Nenhum operário entrava nos estaleiros da Margueira sem passar por esta Escola, à qual voltaria mais tarde em sucessivas fases de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional. Pela sua qualidade, foi reconhecida a nível nacional e internacional, como uma escola modelo naquelas áreas de formação. A par da formação profissional, promoveu desde sempre a valorização pessoal dos seus trabalhadores, pelo que a Escola, numa época em que imperava o analfabetismo, facultou a muitos operários a obtenção do diploma da escolaridade obrigatória e do Ensino Secundário.

 

Em 1992, a Lisnave abre à comunidade envolvente, local e regional, a sua estrutura de formação para a preparação de jovens com vista à sua inserção na vida ativa. Através da celebração de um contrato-programa com Ministério da Educação em 16 de outubro, a Lisnave cria a Escola Profissional de Almada, a qual inicia as suas atividades em 16 de novembro de 1992 com duas turmas: “Operadores de Mecânica/Manutenção Industrial” e “Técnicos de Planeamento e Gestão de Produção”. No ano seguinte deu-se início a novos cursos, nomeadamente, Técnicos de Eletromecânica/Manutenção Industrial e de Mecatrónica.

 

Em 1993, dá-se início ao processo de reestruturação da Lisnave. No contexto dos contratos celebrados em 31 de dezembro desse mesmo ano entre o Estado Português, a LISNAVE - Estaleiros Navais de Lisboa, S. A., e as instituições credoras desta empresa, foi acordado o plano de reestruturação da LISNAVE, o qual integrava um conjunto de medidas de exceção e de emergência indispensáveis à recuperação da atividade de reparação naval, sustentadas no quadro da Diretiva Comunitária n.º 90/684/CEE, de 21 de dezembro, relativa aos auxílios à construção naval.

 

As dificuldades entretanto surgidas com a execução do referido plano de reestruturação conduziram a LISNAVE a uma situação difícil, o que determinou a adoção das Resoluções do Conselho de Ministros n.os 181/96, de 4 de novembro, e 4/97, de 11 de janeiro, nas quais o Governo decidiu introduzir ajustamentos significativos ao plano de reestruturação em curso, a corporizar através de um acordo global a negociar com o Grupo José de Mello que permitisse a viabilização de uma empresa operadora no setor da reparação naval e a articulação desta com uma empresa de prestação de serviços.

 

Na sequência do deliberado nas referidas resoluções, foi celebrado, em 1 de abril de 1997, o protocolo de acordo de reestruturação da LISNAVE - Estaleiros Navais de Lisboa, S. A., entre o Estado e o Grupo José de Mello, no qual foi previsto um complexo conjunto de medidas, tendo em vista permitir, por um lado, o saneamento financeiro da empresa em causa e, por outro, a reorganização e modernização do sector da construção e da reparação naval.

 

No âmbito do referido protocolo, foi acordada a transformação da LISNAVE - Estaleiros Navais de Lisboa, S. A., numa empresa de prestação de serviços, de capitais maioritariamente públicos, que passou a denominar-se GESTNAVE - Prestação de Serviços Industriais, S. A., à qual, no âmbito da reorganização dos recursos humanos prevista no plano social constante do mesmo protocolo, foi confiada a missão de assegurar a prestação de serviços industriais a uma nova empresa operadora de reparação naval.

 

Através desse protocolo, o Estado transfere para o recém constituído Fundo Margueira Capital (Fundo de Investimento Imobiliário Fechado), os terrenos e edifícios integrados no Estaleiro da Lisnave/Margueira. Como consequência, as instalações da Escola Profissional de Almada passam para a propriedade do referido Fundo, continuando a Lisnave como sua entidade promotora. A GESTNAVE, empresa de capitais públicos, juridicamente herdeira, em termos formais e fiscais, da Lisnave Estaleiros Navais de Lisboa, S.A. e de um conjunto de diversas empresas do Grupo Mello, assume o estatuto de entidade promotora da Escola Profissional de Almada. Em janeiro de 2000, a Gestnave passa de entidade promotora a entidade proprietária da Escola na sequência do Decreto-Lei nº 4/98 que alterou o regime jurídico das escolas profissionais.

 

Após contactos com empresas, associações empresariais, grupos parlamentares, entidades governamentais e autarquia de Almada, a propriedade da Escola Profissional de Almada é transferida em 1 de maio de 2007 para uma associação, a PROFORAL- Associação para a Promoção de Formação Profissional de Almada, mediante acordo celebrado com a Gestnave, assegurando assim a continuidade da Escola. A Gestnave viria a cessar a sua atividade em 31 de dezembro de 2007.

 

A PROFORAL, associação de direito privado sem fins lucrativos, criada por escritura pública em 22 de abril de 2004 refere expressamente nos seus Estatutos:

 

A Associação visa garantir as condições necessárias para que a EPA continue a realizar um trabalho marcante no âmbito do ensino e formação profissional e a dimensionar-se de forma a desempenhar um papel cada vez mais abrangente, a favor do Concelho de Almada e da sua população.


Contact Almada Professional School

Address :

Av. Aliança Povo M.F.A S/N, 2800-253 Almada, Portugal

Phone : 📞 +798
Website : http://www.epalmada.pt/
Categories :
City : Almada

Av. Aliança Povo M.F.A S/N, 2800-253 Almada, Portugal
d
del bruno del nunes on Google

L
Leir De moura on Google

I
Iuri Peniche on Google

J
Joana Dias on Google

M
Martin on Google

Bom
Well
M
Max Lopez on Google

Escola Profissional de excelência!
Professional School of excellence!
A
António Lacerda on Google

Excelente ensino profissional, recomendo
Excellent professional education, I recommend
F
Francisco Lopes on Google

Escola onde os alunos que se empenham mais serão os melhores no trabalho profissional. Ótima escola, ótimos professores, ótimas senhoras da cantina e funcionários!!!!!!
School where students who work harder will be the best in professional work. Great school, great teachers, great ladies from the canteen and staff !!!!!!

Write some of your reviews for the company Almada Professional School

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *