Câmara Municipal da Moita - Praça da República 14
Câmara Municipal da Moita - Cm-moita.pt
Sítio oficial da Câmara Municipal da Moita. Informação sobre o município, composição e atividades. Inclui uma agenda de eventos no concelho.
About Câmara Municipal da Moita
As origens da ocupação humana no Concelho da Moita remontam aos inícios do Neolítico e correspondem a uma ocupação de carácter habitacional com cerca de seis mil anos, como atestam os achados arqueológicos da jazida do Gaio.
Contudo, não se conhece uma continuidade da ocupação do espaço, na medida em que só a partir de meados do século XIII podemos apontar a existência de um núcleo humano em Alhos Vedros , como certifica o mais antigo documento que se conhece referente a esta localidade, que confirma a existência desse lugar com um capelão chamado Fernão Rodrigues, datado de 30 de Janeiro de 1298.
O povoamento da faixa ribeirinha, na qual se integra o território do atual concelho da Moita, só terá ocorrido de uma forma mais ou menos contínua com a pacificação de toda esta zona, o que nos faz supor que apenas terá sucedido após a reconquista definitiva de Alcácer do Sal em 1217.
Toda esta extensa região (doada por D. Sancho I, no ano de 1186) que se estendia desde a Margem Sul do Rio Tejo até à extrema do Alentejo estava na dependência direta da Ordem Militar de Santiago. É neste contexto que surge a designação de Riba Tejo, termo utilizado pelos freires de Santiago para denominarem o vasto território compreendido entre o rio de Coina e a ribeira das Enguias e no qual nasceram e se foram desenvolvendo vários núcleos populacionais, atraídos pela força do estuário.
É no âmbito desta estrutura organizacional que surge a freguesia de São Lourenço de Alhos Vedros, confirmada documentalmente por uma sentença, datada de 5 de Outubro de 1319. O período que medeia os séculos XIV e XVI é propício ao desenvolvimento económico e populacional de Alhos Vedros, de tal forma que vê crescer a sua importância no contexto regional, ao receber o estatuto de vila (1477), o poder municipal (1479) e a carta de foral (1514).
Contudo, no final da centúria de quatrocentos e início de quinhentos, é que terá assumido o seu período áureo, abrangendo o seu termo um extenso território que compreendia os acuais concelhos do Barreiro e da Moita, estendendo-se desde a Ribeira de Coina até Sarilhos Pequenos. Embora detivesse uma área de jurisdição, o antigo concelho de Alhos Vedros estava na dependência direta da Ordem Militar de Santiago, a sua donatária, pelo que constituía uma comenda da Mesa Mestral da Ordem.
É neste contexto espácio-temporal que vão surgindo pequenos aglomerados, constituídos por pouco mais do que uma dezena de habitantes, demonstrando que a humanização, no território do atual concelho da Moita se fez muito lentamente, o que se deveu, em grande parte, à estrutura do solo, coberto exclusivamente por matas e extensos pinhais.
Dados os imperativos geográficos, os aglomerados que nasceram no termo de Alhos Vedros cresceram em estreita articulação com o trabalho no rio, através de uma rede efetiva de ligações fluviais com a outra margem, o que permitia uma rápida circulação de pessoas e de bens. Aliás, o desenvolvimento da Moita está indissociavelmente ligado ao transporte de cabotagem, atividade que a converteu numa terra de passagem e num importante nó de ligação entre o Sul do país e a cidade de Lisboa.
Assim, à medida que assistimos ao crescimento da Moita, que culmina com a sua elevação a vila em 1691, Alhos Vedros vai lentamente declinando, situação que se reflete na desintegração do seu território e consequentemente no decréscimo da população, de modo que, no século XVIII, Alhos Vedros tinha apenas 124 moradores, enquanto a Moita já registava 225 “vizinhos” e o lugar de Sarilhos Pequenos 55 “vizinhos”.
Nos finais do século XVII, passámos a ter duas vilas e dois concelhos com as respetivas áreas jurisdicionais, administradas individualmente por dois juízes ordinários, vereadores, um procurador do concelho, escrivão da Câmara, juiz dos órfãos com o seu escrivão, dois tabeliões, um alcaide e uma companhia de ordenança.
No século XIX, no decorrer das reformas administrativas empreendidas pelo governo liberal, Alhos Vedros perdeu definitivamente a sua autonomia municipal e foi integrado como freguesia, num primeiro momento, no Barreiro (1855) e, num segundo momento, na Moita (1861). Na última década do século, com a segunda extinção do concelho da Moita (1895), a freguesia de Alhos Vedros voltou a ser anexada, por mais três anos, ao Barreiro, para ser de novo reintegrada, em definitivo, no concelho da Moita (1898).
O concelho da Moita reparte-se por quatro freguesias, com uma população de 66 326 habitantes (Censos 2021 - Resultados Preliminares).
Contact Câmara Municipal da Moita
Address : | Praça da República 14, 2860-397 Moita, Portugal |
Phone : | 📞 +87 |
Postal code : | 2860 |
Website : | http://www.cm-moita.pt/ |
Categories : | |
City : | Moita |
S
|
Sónia Gonçalves on Google
★ ★ ★ ★ ★ A Camara da Moita é uma vergonha. As pessoas que vivem no Vale da Amoreira estão constantemente sem água porque a camara não sabe fazer obrar como deve ser. Fazem remendos quando os canos arrebentam e dia sim dia não ficam sem agua. Paga se muito de agua e impostos para isso.
The Camara da Moita is a shame. People who live in Vale da Amoreira are constantly without water because the chamber does not know how to work properly. They make patches when the pipes break and every day they run out of water. A lot of water and taxes are paid for this.
|
F
|
Fernando Nazareth on Google
★ ★ ★ ★ ★ Fui tratar de uma licença,no atendimento publico,desde o segurança,ao guiché da licença da habitação a tesouraria,foi um atendimento digno de ser referido,todos pela simpatia,educação e cortesia e profissionalismo(hoje dia 30 de Julho as 09h30.Os meus agradecimentos e todos sigam este exemplo.
I went to take care of a license, in the public service, from the security, to the housing license window to the treasury, it was a service worthy of mention, all for the sympathy, politeness and professionalism (today, July 30th at 9:30 am my thanks and everyone follow this example.
|
A
|
André Martins on Google
★ ★ ★ ★ ★ Impossível entrar em contacto com estes serviços. Em tempos de pandemia, pedem - nos para não nos deslocarmos aos serviços (e se assim for necessário, só com marcação..), no entanto atender o telefone é que não..; há 3 meses que comunico a leitura do contador da água, no entanto continuam as facturas a chegar com as estimativas da "empresa". Chegou ao cúmulo da leitura deste mês ser superior ao que está indicado no contador. Solução? Ninguém atende.. Please hold the line, your call is on hold!
Impossible to contact these services. In times of a pandemic, we are asked not to go to the services (and if necessary, only by appointment ...), however answering the phone is not ...; I have been communicating the reading of the water meter for 3 months, however the invoices continue to arrive with the estimates of the "company". It reached the peak of this month's reading to be higher than what is indicated on the counter. Solution? No one answers .. Please hold the line, your call is on hold!
|
A
|
Americo Nunes on Google
★ ★ ★ ★ ★ Vivo no concelho de Palmela, mas trato quse todos os assubtos na Moita. Porquê? Simpatia, correção, urbanidade, competência, etc.
I live in the municipality of Palmela, but I deal with almost all matters in Moita. Why? Sympathy, correctness, urbanity, competence, etc.
|
M
|
Maria Dias on Google
★ ★ ★ ★ ★ Concelho aconchegante! E no mês de setembro... Aff!!!
Cozy county! And in the month of September... Aff!!!
|
A
|
Afonso Câncio on Google
★ ★ ★ ★ ★ Das 3 Experiências que tive de interação com o Balcão do Munícipe na CM da Moita nas últimas 2 semanas, todas, mas leia-se TODAS, nomeadamente contratação de serviços de águas e requerimentos/esclarecimentos à secção de Urbanismo, foram de um profissionalismo exemplar. Direitos ao assunto, com entreajuda entre as partes e até com um sentido de humor aberto e facilmente partilhavel.É claramente a bitola para serviços de apoio ao Cidadão. Sincero Obrigado. Ps- guardo o nome dos profissionais nesta plataforma, por uma questão de privacidade.
Of the 3 experiences I had of interaction with the Munícipe Desk at CM da Moita in the last 2 weeks, all, but read ALL, namely contracting water services and requests/clarifications to the Urban Planning section, were of exemplary professionalism. Rights to the subject, with mutual help between the parties and even with an open and easily shared sense of humor. It is clearly the yardstick for support services to the Citizen. Sincere Thank you. I keep the names of the professionals on this platform, for privacy reasons.
|
M
|
Maria Barbio Miranda on Google
★ ★ ★ ★ ★ Fui tratar o processo de contrato de ligação de água, o atendimento foi espetacular. As pessoas que me atenderam foram todos muito simpáticos e profissionais desde da recepção até ao balcão de atendimento.
Quem me dera que todas as câmaras fossem assim ??
I dealt with the water connection contract process, the service was spectacular. The people who attended me were all very friendly and professional from the reception to the service desk.
I wish all cameras were like this ??
|
M
|
Muhammad Akbar Pasha on Google
★ ★ ★ ★ ★ They are fine and much cooperatives about their dealing.
|
Write some of your reviews for the company Câmara Municipal da Moita
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of City Hall,
Nearby places Câmara Municipal da Moita