Capela Nossa Sra. da Conceição
4.7/5
★
based on 8 reviews
Contact Capela Nossa Sra. da Conceição
Address : | R. Nossa Sra. da Conceição 10, Guimarães, Portugal |
Categories : | |
City : | Guimarães |
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Jose Abreu on Google
★ ★ ★ ★ ★ Bonita
Beautiful
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Fernanda Ribeiro on Google
★ ★ ★ ★ ★ Gosto de visitar
I like to visit
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Gerardo gonçalves on Google
★ ★ ★ ★ ★ Funeral de um amigo :(
Funeral from a friend :(
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Avelino Barros Castro on Google
★ ★ ★ ★ ★ Merece ser visitada
Worth visiting
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Vera Marques on Google
★ ★ ★ ★ ★ É linda esta capelinha
This little chapel is beautiful
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Cmoi C on Google
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Manuel Filipe Atilano on Google
★ ★ ★ ★ ★ Ainda que sejam muitos os vestígios referentes a uma construção anterior à capela de Nossa Senhora da Conceição, apenas se pode afirmar que esta existia no século XVI (GUIMARÃES, 1904, p. 10). Contudo, um assalto e consequente incêndio, ocorrido em 1684, obrigaram a Irmandade a realizar obras de recuperação, que impuseram a esta capela a configuração que hoje conhecemos.
A autorização para o início da reconstrução foi concedida em 1699 (GUIMARÃES, 1904, pp. 13-14), mas a intervenção prolongou-se, pelo menos, até meados do século XVIII, uma vez que os azulejos que revestem a capela-mor, atribuídos à oficina de Bartolomeu Antunes, devem remontar, sensivelmente, a 1740.
Implantada num pequeno alto, foi necessário construir um lanço de escadas de acesso à galilé, que antecede a fachada principal. Esta situação, a par do frontão curvo que remata o alçado, confere à capela um forte sentido cenográfico, que se acentua através do contraste entre a sobriedade exterior e a profusão decorativa interna. Esta, tira partido do brilho do revestimento cerâmico, conjugado com a talha dourada, presente não apenas no retábulo principal, mas ainda no púlpito e tecto de caixotões.
A nave é revestida por um conjunto de azulejos de c. 1720, que representam episódios do Velho Testamento, nomeadamente cenas do Cântico dos Cânticos. A sua autoria tem vindo a ser atribuída ao monogramista P.M.P. (SANTOS, 1979, p. 104; MECO, 1986, p. 228), o pintor de azulejos de nome desconhecido, cuja obra se integra no intitulado "Ciclo dos Grandes Mestres", não tanto pela sua qualidade, mas principalmente pelo carácter decorativista, que tanto irá influenciar os pintores subsequentes (MECO, 1986, p. 226). Estes azulejos relacionam-se com outros atribuíveis ao mesmo autor, existentes na cidade de Guimarães, nomeadamente, na Igreja das Capuchinhas e na igreja de São Dâmaso (SIMÕES, 1979, p. 105).
O púlpito, de talha dourada, encontra-se na parede lateral do lado da Epístola. No tecto, os caixotões brancos representam doze cenas da Vida da Virgem. Um arco triunfal de volta perfeita, ladeado por dois altares dedicados a São Francisco e a São Caetano, permite o acesso à capela-mor. Esta, apresenta tecto apainelado, de talha policromada, com linguagem decorativa de forte pendor naturalista na representação, e movimentação, das folhas de acanto. A sua execução deverá remontar a 1700, inserindo-se no denominado estilo nacional (GONÇALVES, 1981, p. 345).
Por sua vez, o retábulo-mor, embora muito modificado, apresenta características ainda maneiristas. Este retábulo deveria compreender a representação da Árvore de Jessé, entretanto desaparecida, e a figura da padroeira da capela, que se conserva (GONÇALVES, 1981, p. 342).
O revestimento azulejar da capela-mor, atribuído ao ciclo oficinal de Bartolomeu Antunes, deverá datar de c. de 1740 (SIMÕES, 1979, p.104 ). Representam cenas da Vida da Virgem - Apresentação da Virgem no Templo, Anunciação, uma eventual alegoria ao poço das águas vivas referido no Cântico dos Câticos (GUIMARÃES, 1904, p. 15); e Visitação.
Uma última referência para o orgão, executado em 1774 por Francisco António Solha, a expensas da confraria da Conceição (ALCÃNTARA, 1995, p. 11).
Although there are many traces referring to a construction prior to the chapel of Nossa Senhora da Conceição, it can only be said that it existed in the 16th century (GUIMARÃES, 1904, p. 10). However, an assault and consequent fire, which took place in 1684, forced the Brotherhood to carry out restoration works, which imposed on this chapel the configuration we know today.
Authorization to start the reconstruction was granted in 1699 (GUIMARÃES, 1904, pp. 13-14), but the intervention lasted, at least, until the mid-18th century, since the tiles that cover the chancel , attributed to the workshop of Bartolomeu Antunes, must date back roughly to 1740.
Located on a small high, it was necessary to build a flight of stairs to access the galilee, which precedes the main facade. This situation, together with the curved pediment that ends the elevation, gives the chapel a strong scenographic sense, which is accentuated through the contrast between the exterior sobriety and the internal decorative profusion. This one takes advantage of the brightness of the ceramic coating, combined with the gilded carving, present not only in the main altarpiece, but also in the pulpit and coffered ceiling.
The nave is covered by a set of tiles from c. 1720, which depict episodes from the Old Testament, namely scenes from the Song of Songs. Its authorship has been attributed to the monogramist P.M.P. (SANTOS, 1979, p. 104; MECO, 1986, p. 228), the unknown tile painter, whose work is part of the so-called "Grand Masters Cycle", not so much for its quality, but mainly for its decorative character , which would greatly influence subsequent painters (MECO, 1986, p. 226). These tiles are related to others attributable to the same author, existing in the city of Guimarães, namely in the Church of Capuchinhas and the Church of São Dâmaso (SIMÕES, 1979, p. 105).
The pulpit, of gilded carving, is on the side wall on the Epistle side. On the ceiling, white coffers represent twelve scenes from the Life of the Virgin. A triumphal arch with a perfect back, flanked by two altars dedicated to São Francisco and São Caetano, allows access to the chancel. This one has a paneled ceiling, with polychrome carvings, with a decorative language with a strong naturalistic bent in the representation, and movement, of the acanthus leaves. Its execution must date back to 1700, falling within the so-called national style (GONÇALVES, 1981, p. 345).
In turn, the main altarpiece, although much modified, still presents Mannerist characteristics. This altarpiece should include the representation of the Tree of Jesse, which has since disappeared, and the figure of the patron saint of the chapel, which is still preserved (GONÇALVES, 1981, p. 342).
The chancel's tile covering, attributed to the workshop cycle of Bartolomeu Antunes, must date from c. from 1740 (SIMÕES, 1979, p.104). They represent scenes from the Life of the Virgin - Presentation of the Virgin in the Temple, Annunciation, an eventual allegory to the well of living waters mentioned in the Song of Songs (GUIMARÃES, 1904, p. 15); and Visitation.
A final reference to the organ, executed in 1774 by Francisco António Solha, at the expense of the Confraternity of Conceição (ALCÃNTARA, 1995, p. 11).
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Ricardo Teixeira on Google
★ ★ ★ ★ ★ Arquitectura religiosa, barroca. Capela alpendrada barroca patenteada fundamentalmente nos elementos decorativos: talha dourada no tecto, no retábulo, azulejos historiados e etc. Contraste entre a sobriedade exterior e a riqueza decorativa interior. Destaque para o tecto da nave com caixotões mais estreitos entre outros maiores, o que lhe confere maior destaque, e o remate semicircular dos caixotões do tecto da capela-mor.
Religious architecture, baroque. Baroque porched chapel mainly patented in decorative elements: gilded carvings on the ceiling, altarpiece, historic tiles and so on. Contrast between exterior sobriety and interior decorative richness. Emphasis on the nave's ceiling with narrower and larger coffers, which gives it greater prominence, and the semicircular finishing of the main chapel's coffers.
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