Departamento de Engenharia Rural
Departamento de Engenharia Rural - Der.uevora.pt
Universidade de Évora - Departamento de Engenharia Rural
About Departamento de Engenharia Rural
Ainda não era UÉ – era IUÉ, Instituto Universitário de Évora – e já uma das suas divisões era a Divisão de Engenharia, que nos primeiros anos se chamou Divisão de Melhoramentos Rurais, sendo liderada, em simultâneo com o Departamento de Ciências Exatas (secções de Matemática, Física e Química), pelo Prof. António Gonçalves dos Santos Júnior, que também foi o Presidente do Conselho Científico da Universidade e mais tarde seria o vice-reitor e depois 1º reitor eleito. Quando o IUÉ passou a UÉ, a Divisão de Engenharia estava aberta a uma competência ampla na formação de engenheiros, embora na prática vocacionada principalmente para a Engenharia Agronómica, ou já mesmo a parte específica desta que tradicionalmente se designou Melhoramentos Rurais e depois Engenharia Rural. No corpo docente, desde 1974/77, os assistentes Francisco Mercês de Mello (Hidráulica Geral e Hidrologia), Alfredo Gonçalves Ferreira (Topografia) e José Lino Lúcio (Computação e Desenho Técnico), aos quais em 1980 se juntou Ricardo Serralheiro (Hidráulica Agrícola). Estes assistentes partilharam também a docência de disciplinas como Mecânica Racional, Construções Rurais e Resistência de Materiais, para as quais mais tarde (a partir de 1979) se recorreu à colaboração de docentes de outros departamentos, universidades e instituições.
As disciplinas eram lecionadas sobretudo aos cursos de Licenciatura em Engenharia Agrícola, Engenharia Zootécnica, Arquitetura Paisagista e Engenharia Biofísica, cursos “históricos” na Universidade de Évora, que tinham ampla docência ou mesmo coordenação de departamentos específicos da especialidade ou próximos (Fitotecnia, Zootecnia e Planeamento Biofísico e Paisagístico, respetivamente). Em finais dos anos 80 foi criado o curso de Engenharia dos Recursos Hídricos, cujas responsabilidades docentes eram partilhadas pelas Divisões de Engenharia e de Geociências. Nesta última também se lançou então o curso de Engenharia Geológica e outros departamentos da UÉ viriam a lecionar cursos de Engenharia, em especialidades próximas dos seus domínios científicos. No DER, lançou-se ainda o curso de Engenharia Civil, mas a nível da UÉ estava definitiva e completamente fora de consideração uma unidade orgânica vocacionada para a formação ampla em Engenharia. Quando a Universidade de Évora se reorganizou em áreas departamentais, a Divisão de Engenharia assumiu-se naturalmente como Departamento de Engenharia Rural, DER, integrado na Área Departamental de Ciências Agrárias, a que mais amplamente acolhia a natureza das disciplinas e a formação científica e interesses da maioria dos docentes e investigadores que então já integravam este Departamento. Mais recentemente, em nova reorganização da Universidade, o DER passou, com a mesma naturalidade, a integrar a Escola de Ciências e Tecnologia. Ainda mais recentemente, é reconhecido pela sigla DER.
O que nunca esteve em causa neste departamento foi o total empenho dos seus membros num ensino sempre inovador e da mais elevada qualidade científica e exigência docente, que passou por um dos primeiros cursos de Mestrado e de preparação para Doutoramento na UÉ. Este ensino de qualidade superior foi sempre apoiado na investigação científica, feita em projetos de equipas objectivadas na procura de soluções inovadoras e tecnologicamente fundadas para problemas sentidos pela produção agrícola regional e nacional. A maior parte desta investigação apoiou-se em trabalho experimental de laboratório e de campo, que não teria sido possível, não fora o suporte firme e pronto do Laboratório de Engenharia Rural, criado ainda nos fins de 70, dinamizado principalmente pelo assistente Lino Lúcio, com o apoio precioso dos técnicos Dimas dos Reis e Manuel Junça. É uma infra-estrutura de apoio experimental e de ligação ensino – investigação, ainda hoje preciosa na vida do DER.
O DER conta com um corpo docente altamente qualificado, que após a restruturação dos cursos de acordo com o protocolo de Bolonha, é responsável pelos cursos de 2º ciclo, Mestrado em Engenharia Agronómica e Mestrado em Tecnologias em Agricultura de Precisão (em associação com FCT-UNL). Para além destas formações assegura e participa na lecionação de unidades curriculares das suas áreas de especialidade em diversas licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos da Universidade de Évora e em associação com outras Universidades e Politécnicos. A dinâmica do DER estende-se para além do ensino, com um papel nuclear ao nível da investigação, da demonstração e da transferência de conhecimento. Para além da participação em projetos, de âmbito nacional e internacional, em parceria com empresas da região, assume-se como alavanca do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico em áreas cruciais como a Eficiência Energética, a Gestão da Água ou a Agricultura de Precisão.
Contact Departamento de Engenharia Rural
Address : | Évora, Portugal |
Phone : | 📞 +78 |
Website : | http://www.der.uevora.pt/ |
Categories : |
School
,
|
City : | Évora |
Write some of your reviews for the company Departamento de Engenharia Rural
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of School,
Nearby places Departamento de Engenharia Rural