Grupo Desportivo Fabril do Barreiro - R. do Parque Desportivo da Quimigal
About Grupo Desportivo Fabril do Barreiro
1937: É fundado o Grupo Desportivo da CUF a 27 de Janeiro.
1939: Joaquim Fernandes, ciclista do GD CUF, vence a Volta a Portugal em Bicicleta.
1941/42: A equipa de futebol ascende pela primeira vez à principal divisão do futebol português.
1942/43: A equipa sénior de futebol não consegue evitar a despromoção em ano de estreia, classificando-se no 9º lugar, num campeonato com dez clubes. Apesar disso, destaca-se a vitória forasteira por 4-3 frente ao FC Porto.
Morre Alfredo da Silva, o industrial Fundador da Companhia União Fabril (CUF), que deu o nome ao clube.
1945/46: O Clube sagra-se Campeão Nacional de Andebol de 11, interrompendo um ciclo de 7 títulos consecutivos conquistados pelo FC Porto.
1953/54: Uma época de ouro para o clube. O futebol sénior sagra-se Campeão Nacional da 2.ª Divisão e volta a ganhar o direito a pisar o patamar mais alto do futebol português. Eram elementos da equipa, entre outros, Barriga, Vasques, Luís, Sérgio, Aureliano, André, Carreira (cap.), Orlando, Matos, Vale, Velhinho. O treinador era João Mário.
A equipa júnior de futebol é Vice-Campeã Nacional da 1.ª Divisão, perdendo na final e após um terceiro jogo, frente à Académica de Coimbra por 2-0. O encontro decisivo foi realizado no Estádio da Tapadinha. Nos dois jogos anteriores, tinham-se registado outros tantos empates (2-2; 1-1).
1964/65: Uma época de ouro para o clube. A principal equipa de futebol do clube alcança um brilhante 3.º lugar no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, numa prova disputada por 14 equipas. O GD CUF apurava-se, assim e pela primeira vez, para a Taça dos Clubes de Cidades com Feiras, como era designada a actual Taça UEFA.
No mesmo ano, a equipa sénior de Hóquei em Patins é Campeã Nacional da modalidade. Era Presidente do clube o Engº Mário Pimenta. A conquista do Campeonato Nacional por parte do GD CUF não foi surpresa. Ao lado, pode ver-se a Selecção Nacional que venceu o Campeonato da Europa em 1963. Alinharam nesse campeonato e eram presenças habituais na Selecção nada mais nada menos que três jogadores do clube: José António é o primeiro jogador em pé à esquerda com camisa branca, Leonel Fernandes e Víctor Domingos são os dois primeiros da esquerda em baixo.
1965/66: A época começa da melhor forma, com a inauguração do Estádio Alfredo da Silva, no mês de Junho. O clube abandonava o saudoso Campo de Santa Bárbara, do qual ainda hoje existe uma bancada e passava a dispor de um dos melhores palcos para ver futebol no país, estatuto de que mesmo hoje pode continuar a orgulhar-se. A estreia trouxe ao Alfredo da Silva o SL Benfica, num jogo que terminou empatado a um golo. O Estádio teve desde o início a configuração que mantém e tem capacidade para 22,000 espectadores sentados.
A 1 de Dezembro de 1965, o clube consegue um dos maiores feitos do seu historial. Em jogo a contar para a primeira mão da 2.ª ronda da Taça dos Clubes de Cidades com Feiras (isento na eliminatória anterior), o GD CUF recebeu, num Estádio Alfredo da Silva repleto, o já então poderoso AC Milan, que bateu por 2-0, com golos de Fernando Oliveira (61′) e Abalroado (89′, g.p.). Os onzes: GD CUF – Víctor Manuel, Bambo, Durand, Medeiros e Abalroado (cap.), Mário João, Espírito, Madeira, Vasconcelos, Fernando e Uria; AC Milan – Balzarini, Schenellinger, Maldini (cap.), Santi, Trebbi, Maddé, Maldera, Benigni, Sormani, Angelillo e Amaildo. O GD CUF acabaria por ser eliminado após terceiro jogo (2.º em Milão) e por 1-0.
A equipa de Hóquei em Patins estreou-se na Taça dos Clubes Campeões Europeus frente aos catalães do Réus. O GD CUF foi afastado da competição com dupla derrota (1-4; 0-3).
1971: é inaugurado o Pavilhão do GD CUF, inicialmente designado como “Pavilhão dos Trabalhadores”.
1972: Víctor Domingos, guarda-redes de Hóquei em Patins do GD CUF e da Selecção Nacional de Portugal, é considerado o melhor do mundo na posição. Por essa altura, Víctor Domingos tinha já conquistado, enquanto atleta do clube, um Campeonato Mundial (1968) e quatro Campeonatos da Europa (1963/65/67/73). Também Leonel Fernandes e José António, igualmente jogadores do GD CUF, haviam sido já Campeões do Mundo por Portugal em 1962.
1973/74: Conquista da Taça Intertoto (Grupo 10). Numa altura em que a Taça Intertoto apenas tinhas vencedores de grupo, a CUF venceu o grupo 10, à frente de Landskrona (Suécia), Altay Izmir (Turquia) e Hammarby (Suécia). Venceu todas as partidas em casa, respectivamente por 1-0, 2-0 e 1-0, e fora empatou os dois encontros na Suécia (1-1 e 2-2) e perdeu na Turquia (1-2).
1975/76: Após 22 anos consecutivos na 1.ª Divisão Nacional de Futebol, o GD CUF foi despromovido, ao classificar-se em 16.º e último lugar.
1980/1981: A equipa de Voleibol sénior masculina sagra-se campeã nacional da 2ª divisão.
1991/92: Depois de largas dezenas de anos a disputar os vários campeonatos nacionais de futebol, a equipa sénior desceu à 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal, despromoção confirmada na última jornada, ao perder por 4-2 em Tavira, frente à formação local.
1999/2000: A equipa sénior de futebol vence o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Setúbal, regressando assim às provas nacionais. No final da época seguinte, contudo, o futebol do clube voltaria a baixar de divisão. Seria a única conquista do futebol sénior enquanto Grupo Desportivo da Quimigal.
2000: O clube deixa de se chamar Grupo Desportivo da Quimigal. A nova designação é Grupo Desportivo Fabril do Barreiro.
2002/2003: A equipa sénior de futebol vence o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Setúbal, regressando assim às provas nacionais. Infelizmente, repetindo o que se verificara três anos antes, no final da época seguinte, o futebol do clube voltaria a baixar de divisão.
2006/2007: A equipa sénior de futebol vence o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Setúbal, regressando assim às provas nacionais (Campeonato Nacional da 3ª Divisão Série F).
Também a equipa Sénior de futsal vence o Campeonato Distrital de Setúbal, subindo à 3ª divisão Nacional.
2008/2009: a equipa de futsal sagrou-se campeã Nacional da 3ª Divisão Série D.
2010/2011: A equipa de futsal voltou, como duas épocas antes, a sagrar-se campeã Nacional da 3ª Divisão (da Série D e de Séries)
2011/2012: Ano histórico para o Grupo Desportivo Fabril. A equipa de futsal sagrou-se campeã Nacional da 2ª Divisão da Série B, subindo consequentemente pela 1ª vez na sua história ao nacional da 1ª divisão.
2012/2013: A equipa sénior de futebol falhou por um golo a subida ao Campeonato Nacional de Séniores (que teve inicio na época 2013/2014). Com o fim da 3ª divisão o regresso à 1ª divisão distrital da AF Setúbal foi inevitável.
Já a equipa de futsal, na época de estreia na primeira divisão, atingiu o 9º lugar (1º lugar abaixo dos ‘playoffs’ de apuramento de campeão nacional). Na Taça de Portugal atingiu a ‘final four’, sendo eliminado pelo Sp. Braga nas meias-finais. Na fase de manutenção a equipa acabou por consentir o regresso à 2ª divisão nacional.
A equipa de Juniores B de futebol sagrou-se pelo segundo ano consecutivo campeão distrital (não subiu em 2011/2012 por uma decisão da AF Setúbal) ascendendo à 1ª divisão nacional.
2013/2014: A equipa sénior de futebol, treinada por Manuel Correia, ascende ao Campeonato Nacional de Seniores após um campeonato brilhante (30 jogos – 24 vitórias, 3 empates e 3 derrotas) tendo vencido os 15 jogos realizados no estádio Alfredo da Silva somando um total de 75 pontos. No entanto na época seguinte a equipa voltaria a descer aos distritais.
2015/2016: A equipa sénior de futebol, treinada por Manuel Correira (2º título no Clube), ascende ao agora denominado Campeonato de Portugal Prio (30 jogos – 22 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Total de 71 pontos).
2016/2017: A equipa de Futsal ascende à 1ª divisão, tornando-se vice-campeão da 2ª divisão nacional.
A equipa sénior de futebol regressa aos campeonatos distritais
2017/2018: Marco histórico! A equipa de Futsal atinge a final da Taça de Portugal, pela primeira vez na sua história. Na Final-8 o GD Fabril bateu o Farense (6-2) e o Módicus (3-2). Na final a formação fabril perdeu (6-2) com o Sporting CP, após estar a ganhar ao intervalo (2-1). A crítica elogiou bastante a atuação da equipa fabril.
Já no campeonato nacional a formação orientada por Fernando Paiva acabou por descer à 2ª divisão.
2018/2019: A equipa sénior de futebol ascendeu ao Campeonato de Portugal (30 jogos – 24 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Total de 74 pontos).
A equipa de futsal começou a época com a primeira participação numa Supertaça de Portugal, onde perdeu (11-0) com o Sporting CP.
2020/2021: O dia 21 de novembro de 2020 marcou o regresso de um dos ‘grandes’ do nosso futebol ao estádio Alfredo da Silva. E logo o FC Porto, campeão nacional e detentor da Taça que visitou-nos na 3ª eliminatória da prova rainha. Venceram os dragões por 0-2, num jogo à porta fechada devido à pandemia Covid-19.
Contact Grupo Desportivo Fabril do Barreiro
Address : | Complexo Desportivo Alfredo da Silvaua do, R. do Parque Desportivo da Quimigal, 2835-328 Lavradio, Portugal |
Phone : | 📞 +89 |
Postal code : | 2835 |
Website : | http://www.grupodesportivofabril.pt/ |
Categories : | |
City : | Lavradio |
T
|
Teresa Rosa on Google
★ ★ ★ ★ ★ Transmitem saber. Espero que seja preservado
They convey knowing. I hope it is preserved
|
L
|
Luana Miranda on Google
★ ★ ★ ★ ★ Espaço organizado e com diversidade a nível de desportos.
Space organized and with diversity in terms of sports.
|
M
|
Maria Sousa on Google
★ ★ ★ ★ ★ Clube histórico com diversos desportos e a formar campeões.
Historical club with several sports and forming champions.
|
F
|
Fernando Martins on Google
★ ★ ★ ★ ★ Gosto
Like
|
H
|
Humberto Gouveia on Google
★ ★ ★ ★ ★ Muito boas instalações desportivas.
Very good sports facilities.
|
B
|
Beta Monteiro on Google
★ ★ ★ ★ ★ Muito mau estava a ficar escuro e nem sequer acenderam as luzes para os atletas jogarem tiveram de jogar as escuras uma vergonha
Too bad it was getting dark and they didn't even turn on the lights for the athletes to play they had to play in the dark a shame
|
V
|
Veronica Roque Realista on Google
★ ★ ★ ★ ★ O fabril fez a primeira gala da patinagem artística, (a minha flhota participou)? e foi espectacular. Muitos parabéns!!!
The factory did the first figure skating gala, (my daughter participated)? and it was spectacular. Congratulations!!!
|
A
|
Antonio Carvalho Costa on Google
★ ★ ★ ★ ★ Um excelente complexo desportivo criado noutros tempos, um pavilhão com excelentes áreas de acesso às bancadas e às cabines. Na minha opinião a área técnica e o piso desportivo necessitam de uma reestruturação e remodelação. O acolhimento foi de excelência face as circunstâncias foi nos pedido a documentação obrigatória Covid-19.
An excellent sports complex created in other times, a pavilion with excellent access areas to the stands and cabins. In my opinion, the technical area and the sports floor need to be restructured and remodeled. The reception was excellent, given the circumstances, we were asked to provide Covid-19 with mandatory documentation.
|
Write some of your reviews for the company Grupo Desportivo Fabril do Barreiro
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Gymnastics center,
Nearby places Grupo Desportivo Fabril do Barreiro