Igreja Matriz de Borba
About Igreja Matriz de Borba
Fundada no século XIII, a Paróquia Matriz de Borba é a mais antiga da cidade. A sua primitiva igreja, conhecida nas crónicas como igreja de Santa Maria de Borba, foi fundada durante a reconquista cristã do Alentejo e encontrava-se no interior das muralhas da vila. A Ordem de Avis, donatária do padroado das igrejas de Borba desde 1260, na pessoa do seu grão-mestre, D. Fernando de Sequeira, decidiu mudar a localização da igreja para um dos arrabaldes da vila, facto que aconteceu no ano de 1420 como atesta uma lápide em mármore posta numa das paredes da igreja. O que motivou esta deslocalização da igreja foi um aparecimento da Virgem Maria em um dos sobreirais que rodeavam a vila medieval de Borba. Desde esse acontecimento que o orago da paróquia passou a ser conhecido como Santa Maria do Soveral que, com a deturpação dos séculos, chegou até nós como Nossa Senhora das Neves do Sobral (do Sobral porque faz referência ao local onde se deu o milagre; das Neves porque na memória litúrgica de Nossa Senhora das Neves - 6 de Agosto - se celebrava solenemente a festa da padroeira da paróquia). No século XVI, a Ordem de Avis juntamente com o arcebispo de Évora, o Cardeal D. Henrique, reformulou arquitetonicamente a igreja.
A sua reconstrução iniciou em 1560, sendo um belo exemplar final do renascimento. Com características das chamadas igrejas-salão (muito semelhante à Igreja de Santo Antão de Évora e à Igreja de Santa Maria de Estremoz), possui três naves, divididas por enormes colunas de pedra mármore, e um interessante conjunto de altares de época mais tardia. Das capelas laterais destaca-se a interessante capela da antiga Irmandade das Almas do Fogo do Purgatório. É a capela lateral mais funda da igreja e contém três altares com retábulos em mármore branco e preto dos meados do século XVIII. O altar principal desta capela, dedicado a São Miguel Arcanjo, apresenta uma tela muito interessante também do século XVIII e da autoria do pintor borbense, José de Sousa de Carvalho. Os dois altares laterais, mais pequenos, apresentam também curiosos retábulos em mármore.
Contact Igreja Matriz de Borba
Address : | Largo de Dom Fernão Rodrigues de Cerqueira 58, Borba, Portugal |
Website : | http://www.paroquiasdeborba.pt/ |
Categories : | |
City : | Borba |
F
|
Floren M on Google
★ ★ ★ ★ ★ |
P
|
Paula Caldeira on Google
★ ★ ★ ★ ★ |
J
|
João Maneta on Google
★ ★ ★ ★ ★ ?
|
J
|
João Jaques on Google
★ ★ ★ ★ ★ A primitiva Igreja de Santa Maria foi fundada no interior do Castelo de Borba em 1260 e entregue pelo rei D. Afonso III à Ordem Militar de Avis. No entanto, em 1420, D. Fernão Rodrigues de Sequeira mandou construir uma nova igreja na sua atual localização, por aí ter aparecido, num bosque de sobreiros, a imagem da Virgem Maria. Em 1560, o Cardeal D. Henrique mandou reconstruir a atual igreja, seguindo o modelo da Igreja de santo Antão de Évora.
No seu interior existem dez capelas. Cada uma delas pertencia a uma irmandade e, todas elas, possuem contributos artísticos dos séculos XVII e XVIII. A mais bela das capelas é, sem dúvida, a Capela das Almas, toda ornamentada, com três altares em mármore e pinturas de José de Sousa de Carvalho. Também merece destaque a Capela do Santíssimo Sacramento, que pertencia à mais importante irmandade da vila de Borba, à qual apenas a nobreza podia pertencer. Esta capela encontra-se decorada com azulejos da Real Fábrica do Rato e com uma tela da autoria do pintor José de Sousa de Carvalho.
The early Santa Maria Church was founded inside Borba Castle in 1260 and handed over by King D. Afonso III to the Military Order of Avis. However, in 1420, D. Fernão Rodrigues de Sequeira ordered the construction of a new church in its current location, where the image of the Virgin Mary appeared in a cork oak grove. In 1560, Cardinal D. Henrique had the present church rebuilt, following the model of the Church of Santo Antão de Évora.
Inside there are ten chapels. Each one belonged to a brotherhood and all of them have artistic contributions from the 17th and 18th centuries. The most beautiful of the chapels is, without doubt, the Chapel of Souls, all ornate, with three marble altars and paintings by José de Sousa de Carvalho. Also worth mentioning is the Chapel of the Blessed Sacrament, which belonged to the most important brotherhood of the village of Borba, to which only the nobility could belong. This chapel is decorated with tiles from the Real Fábrica do Rato and a canvas by painter José de Sousa de Carvalho.
|
Write some of your reviews for the company Igreja Matriz de Borba
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Catholic church,
Nearby places Igreja Matriz de Borba