Igreja Paroquial de São José de Ferreiras
Diocese do Algarve - Diocese-algarve.pt
Igreja Faro e Tavira celebram festividades de Nossa Senhora do Carmo Redação - 11 de Julho de 2022 Igreja Igreja do Algarve tem um novo leitor instituído rumo ao sacerdócio Samuel Mendonça - 11 de Julho de 2022 «EMRC, estamos Contigo!», 2º e 3º Ciclos00:52 Maio em Fátima e EMRC nas escolas23:12 Alunos de EMRC
About Igreja Paroquial de São José de Ferreiras
O padre Jorge Manuel das Candeias Carvalho, de 60 anos, está a celebrar este ano 25 de sacerdócio. Natural da freguesia de Santa Maria de Tavira, onde nasceu a 30 de novembro de 1961, frequentou a catequese e fez o crisma em 1971 na paróquia de Santa Maria.
Em 1972, quando já os seus pais tinham emigrado para França, tendo permanecido em Tavira a viver com a irmã que é 13 anos mais velha, falou com o seu pároco da altura, o falecido padre Jacinto Rosa, e resolveu entrar no Seminário de São José de Faro. À pergunta sobre a razão de ter tomado essa opção diz não saber responder.
No entanto, a permanência na instituição duraria pouco porque a mesma foi obrigada a fechar portas em 1974 na efervescência da Revolução de Abril. Em agosto daquele ano, os pais decidiram chamá-lo para passar férias junto deles. No entanto, as férias prolongaram-se porque a escola portuguesa não começou logo no final de outubro. Acabaria por ficar mesmo em Paris com os pais, ingressando apenas no ensino francês a 15 de janeiro de 1975, já com 13 anos.
Após ter realizado a escolaridade obrigatória em França, foi fazer uma formação profissional e começou depois a trabalhar em contabilidade. Ao mesmo tempo que trabalhava como contabilista durante o dia, à noite completava estudos naquela área.
O sacerdote testemunha que durante o tempo em que esteve fora do seminário, sobretudo depois dos 18 anos, foi “muito irregular” na prática religiosa, mas reconhece que andava “à procura de alguma coisa a nível religioso”. “Comecei por a andar à procura de conhecer outras realidades, outras religiões até. Quase aderi ao Judaísmo”, lembra, explicando que nada o satisfazia. “Pus várias vezes a hipótese de me casar, mas também percebi que não era isso que me agradava”, acrescenta.
A experiência de 15 dias num mosteiro católico em Landévennec, na bretanha francesa, marcou-o.
Os pais, entretanto aposentados, regressaram ao Algarve, mas o jovem algarvio permaneceu em França, tendo ido residir para Seine-et-Marne, na Diocese de Meaux, nos arredores de Paris. Ali teve oportunidade de se inserir mais na vida religiosa local e no final dos anos 80, princípio dos anos 90, estreitou contacto com aquela diocese francesa.
Ao fim de 10 anos de trabalho, já com 31 de idade, resolveu mudar a sua vida e regressar ao Seminário em 1991. “Senti que era naquela altura ou já não seria mais”, contou ao Folha do Domingo, explicando que o afligia “o sentimento de que tinha deixado alguma coisa para trás”. Entrou então no Seminário de Saint-Sulpice, Issy-les-Moulineaux, Paris, que acolhe seminaristas de todas as dioceses da região de Paris, mas de fora da cidade, e estudou lá 6 anos, tendo chegado também a fazer parte dos escuteiros. Conta o sacerdote que a principal dificuldade foi ter colegas “muito mais novos” por causa da diferença de maturidade.
Foi ordenado diácono em 1996 e padre a 15 de junho de 1997 na catedral diocesana de Saint-Étienne pelo bispo da altura da Diocese de Meaux, Louis Cornet, já falecido.
Naquela diocese – ligeiramente maior do que a do Algarve, mas com cerca de 500 paróquias – trabalhou durante cinco anos, no primeiro como vigário paroquial numa paróquia e, a partir do segundo, como pároco com mais um colega sacerdote em 14 outras paróquias associadas. Foi também membro de um conselho consultivo que ajudava o bispo a gerir a diocese.
Apesar de todos os anos regressar de férias ao Algarve, decidiu voltar definitivamente a Portugal por causa do agravamento do estado de saúde da mãe. Contactou então a Diocese do Algarve para perceber se o aceitaria, através do cónego José Pedro Martins, então vigário geral, que conhecia. O bispo do Algarve da altura, D. Manuel Madureira Dias, anuiu e as dioceses acertaram entre si os pormenores da cedência do sacerdote algarvio que ainda pertence à Diocese de Meaux.
Em 2002, o padre Jorge Carvalho foi então nomeado pároco das paróquias de Quelfes e Pechão e ali permaneceu até 2012, tendo sido responsável pela conclusão da construção do Centro Paroquial. “Foi uma boa experiência para reiniciar aqui em Portugal. Guardo muitas recordações e muitas saudades”, testemunha.
Em 2012, procurando responder à emergência de assumir a paróquia de Almancil após a inesperada morte do pároco de então, cónego Gilberto Soares Santos, o atual bispo do Algarve nomeia-o para lá, onde permanece até hoje. “Só tinha cá vindo no lançamento da primeira pedra desta igreja”, lembra, referindo-se à matriz inaugurada em 2017, obra que, sendo um projeto do seu antecessor, assumiu e levou a cabo. “O cónego Gilberto pediu-me para vir e foi a primeira e a única vez que vim a Almancil, antes de ser nomeado pároco”, complementa.
O sacerdote faz “um balanço positivo” destes 25 anos e diz que “não mudaria nada” daquilo que fez. “Faria o mesmo. Não quer dizer que tenha sido um percurso sempre fácil, isso não. Mas acho que Deus esteve sempre a meu lado, sobretudo nos momentos mais difíceis”, declara.
No dia do aniversário da sua ordenação sacerdotal, a efeméride foi assinalada na Eucaristia a que presidiu na igreja matriz de Almancil.
Padre Jorge Carvalho celebrou 25 anos de sacerdócio, os últimos 20 no Algarve
Contact Igreja Paroquial de São José de Ferreiras
Address : | Largo das Ferreiras, 8200, Albufeira, Portugal |
Phone : | 📞 +897798 |
Website : | http://www.diocese-algarve.pt/ |
Categories : | |
City : | Albufeira |
R
|
Roberto Guerreiro on Google
★ ★ ★ ★ ★ Larga capacidade. Amplo estacionamento. Bar. Bem organizada. 3 missas semanais. Salas extra (catequese). Casas de banho. Salão paroquial.
Wide capacity. Ample parking. Bar. Well organized. 3 weekly masses. Extra rooms (catechesis). Bathrooms. Parish hall.
|
e
|
esg on Google
★ ★ ★ ★ ★ Uma casa de Deus muito acolhedora e com uma comunidade muito simpática.
A very welcoming house of God with a very friendly community.
|
V
|
Vitorino Tripeça on Google
★ ★ ★ ★ ★ Espaço amplo e acolhedor.
Boa arquitetura, com boa visibilidade para o altar.
Situado num local calmo.
Local a visitar sem dúvida.
Large and cozy space.
Good architecture, with good visibility to the altar.
Situated in a quiet location.
Place to visit without a doubt.
|
t
|
tatiana Cunha on Google
★ ★ ★ ★ ★ A igreja São José é uma benção.
St. Joseph's Church is a blessing.
|
M
|
Maria Matos on Google
★ ★ ★ ★ ★ Um lugar de paz e introspecção.
A place of peace and introspection.
|
V
|
Vera Inácio on Google
★ ★ ★ ★ ★ É um local especial. Boa iluminação e o padre que está responsável pela paróquia de momento (2018) é também muito acessível. A igreja é moderna e tem uma história engraçada sobre uma comunidade que se uniu para a construir. Humilde e de portas abertas. Recomendo.
It is a special place. Good lighting and the priest who is responsible for the parish at the moment (2018) is also very accessible. The church is modern and has a funny story about a community that came together to build it. Humble and with open doors. I recommend.
|
R
|
Rute Coelho on Google
★ ★ ★ ★ ★ Cerimônia muito bonita. Todos os cuidados de segurança á Covid muito bem organizados
Very beautiful ceremony. All security precautions at Covid are very well organized
|
J
|
JONAS FILHO on Google
★ ★ ★ ★ ★ UM OTIMO LUGAR,MUITO LINDA A IGREJA.
A GREAT PLACE, VERY BEAUTIFUL CHURCH.
|
Write some of your reviews for the company Igreja Paroquial de São José de Ferreiras
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Catholic church,
Nearby places Igreja Paroquial de São José de Ferreiras