Junta de Freguesia da Póvoa - R. Alves Redol 17

2.9/5 based on 8 reviews

About Junta de Freguesia da Póvoa

Enquadramento Administrativo

Lugar próximo de Loures, aparece nos mapas, a partir do séc. XV, com o nome de Póvoa.
Era um pequeno lugar, um conjunto de casarios de camponeses que dividiam a sua actividade agrícola com a exploração piscatória do Rio Trancão.
Consta-se ter existido, nestas terras, uma coutada real no tempo de D. Dinis.

No séc. XVI, o seu nome sofre duas alterações. A primeira devido à proximidade de Loures. A Póvoa estava ligada a Loures, pois pertencia à Freguesia e dependia da Paróquia, o que leva a que se passe a chamar “Póvoa de Loures”. A segunda, devido ao facto de a povoação se ter tornado autónoma, em meados do séc. XVI e ter tomado o nome do seu orago, ou seja, Santo Adrião.

Não se sabe ao certo a data da criação da Freguesia. Em certos registos, aparece com a data de meados do séc. XVI. Noutros, surge com a data de 1650, ou seja, séc. XVII. No livro “A antiga Freguesia dos Olivais” de Ralph Delgado, refere-se que no decreto de 8 de Outubro de 1885, se regista o seguinte: (…) o mapa do Termo de Lisboa de 1527 tem a Freguesia da Póvoa de Santo Adrião(…) Na Torre do Tombo existem registos paroquiais da Igreja que datam de 1564.

Assim, algures no tempo, a Freguesia da Póvoa de Santo Adrião foi então criada e desmembrada da Freguesia de Loures, passando a ter Paróquia própria para melhor servir os “fregueses” que se queixavam da dificuldade de deslocação a Loures, principalmente por terem de atravessar muitos lamaçais durante as invernias. No entanto, durante um período de transição, continuou a ser conhecida como a Póvoa de Loures.

Pertenceu então ao Termo de Lisboa (amplo território de primordial importância para a capital do reino, pois dele provinham os mantimentos) até à sua extinção em 1852, aquando da criação dos Concelhos de Belém e Olivais. Passou para o domínio do Concelho dos Olivais e nele permaneceu de 1852 a 1886.

Em 1886, estes dois Concelhos (Belém e Olivais) foram extintos e a Póvoa de Santo Adrião, que já tinha sido de Loures, foi integrada no novo Concelho de Loures, segundo decreto real datado de 26 de Julho (criado neste mesmo ano em substituição do Concelho dos Olivais).

Decorreram mais de cem anos de História, de mudanças, de criação e separação de novas e velhas Freguesias de identidade saloia.

A 19 de Novembro de 1998, com a criação do Município de Odivelas, esta Freguesia volta a mudar de Concelho.

Passa então a ser uma das sete Freguesias do Concelho de Odivelas.

OLIVAL BASTO

A Freguesia de Olival Basto, começou por ser um simples lugar da Freguesia de Loures e era constituído essencialmente por um pequeno aglomerado de casas à beira da estrada ao fundo da Calçada de Carriche, aglomerado esses denominados: Vila Carinhas, Vila Amália, tendo já desaparecido Vila Cesteiro e Casal da Mota.

Era o primeiro aglomerado populacional com que o forasteiro se deparava ao sair de Lisboa, a caminho de Loures, Malveira, Mafra e Torres Vedras.

Várzeas e terras férteis, com olivais nas colinas, outrora coroados de moinhos de vento, ainda em 1822, era navegável o afluente do Rio Trancão que a atravessava, e que agora é conhecido como Ribeira de Odivelas.

Era nessa época, que vinham de todos os lados homens e mulheres para a apanha da azeitona, aos quais na época lhes davam o nome de malteses.

Foi nas décadas de 30, 40, 50 e 60 do século XX, que começaram a formar-se os núcleos de habitação social, que veio a provocar arranque para aquilo que é hoje o Olival Basto, Quinta da Várzea, Quinta da Serra e Cassapia.

Com uma área de 1,23Km2, depois de ter pertencido às Freguesias de Loures, Ameixoeira e Póvoa de Santo Adrião, foi no dia 30 de Junho de 1989, Lei 72/89 de 28 de Agosto de 1989, criada a Freguesia de Olival Basto, limitando a Norte com a Freguesia da Póvoa de Santo Adrião, a Nascente com as Freguesias de Frielas e Camarate, a Este com a Freguesia do Lumiar e a Oeste com a Freguesia de Odivelas.

Com a reorganização administrativa imposta em 2013, o Olival Basto volta a ser agregado à Póvoa de Santo Adrião, criando-se assim a União das Freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto.

Contact Junta de Freguesia da Póvoa

Address :

2620 de, R. Alves Redol 17, Póvoa de Santo Adrião, Portugal

Phone : 📞 +97999
Website : http://www.uf-povoaolival.pt/
Categories :

2620 de, R. Alves Redol 17, Póvoa de Santo Adrião, Portugal
H
Hugo Dias on Google

Bom dia, Rua dr Francisco Salgado zenha,buraco por tapar á mais de 2 anos,podem tapar s.f.f. Cumprimentos
Good Morning, Rua dr Francisco Salgado zenha, hole to cover for more than 2 years, can cover s.f.f. best regards
M
Mário Gomes on Google

Junta de Freguesia da Povoa de Santo Adrião com novas Instalações para poder responder melhor ás necessidades dos seus Residentes.
Parish Council of Povoa de Santo Adrião with new facilities to be able to respond better to the needs of its Residents.
F
Francisco Lopes Alves on Google

Escusam de dizer que vos é alheio! Surreal a quantidade de vezes que existem rupturas e corte de água! Situação intolerável e conduta deplorável dos autarcas e das entidades responsáveis.
Needless to say, it is alien to you! Surprising how often there are breaks and water cuts! Intolerable situation and deplorable conduct of mayors and responsible entities.
M
Marcelina Nunes on Google

o meu comentario é que passei pela vossa freguesia e fiquei muito felis ao ver a vossa limpeza nas ruas só estava abituda a ver na junta de lousa a minha junta esquesseu-se de todo da minha zona , QUE É S. SEBASTIAO DE GUERREIROS os meus parabens a estas 2 juntas
my comment is that I passed by your parish and I was very happy to see your cleaning in the streets was only abituda to see in the board of slate my board forgot all about my area, THAT IS S. SEBASTIAO DE GUERREIROS mine Congratulations to these 2 juntas
G
Guiomar Amorim on Google

Moro no inicio da rua prof egas moniz e deparo com o passeio em péssimo estado. Houve intervenção junto ao n.2, mas dai para cima e concretamente no edificio n.4 nada fizeram. Será que os habitantes deste prédio não pertencem á mesma junta? Fica aqui o meu desagrado.
I live at the beginning of the street prof egas moniz and come across the promenade in terrible condition. There was intervention next to n.2, but then up and concretely in building n.4 did nothing. Do the inhabitants of this building not belong to the same board? Here is my displeasure.
S
Sabino Silva Duarte Rocha on Google

Senhor presidente da junta da freguesia da Póvoa Sto Adriao eu moro na Rua D. Nuno Alvares Pereira á mais de 40 anos o senhor presidente so se rala com festas e se escesse de algumas ruas da freguesia nesta rua a duas returas de agua na estrada para já é pouca coisa amanhã pode ser uma cratera e se um carro cai ou pessou cero ver cem é responcablidade gostava de ter resposta
Mr. Chairman of the Board of the Parish of Póvoa Sto Adriao I live in Rua D. Nuno Alvares Pereira For over 40 years the President is only scraping with parties and scraping from some streets of the parish in this street to two water lines on the road to tomorrow is a crater and if a car crashes or crashes see a hundred is responsability would like to have answer
M
Maria de Lurdes Mendes on Google

Moro na Praceta João Vilarett há trinta e sete anos, estou farta de falar com Presidente da junta de Freguesia sobre a praceta e nunca se dispôs arranjar os problemas daqui que são o estacionamento dos ? carros e também a tiragem do lixo que fica muitas vezes por tirar. Tem sempre desculpas põe-se a fazer remendos na praceta e logo se põe a dizer que está tudo ? bem. Também ao fundo da rampa q sai da praceta para irmos para os autocarros ? diz que tem os passeios feitos eu não ? vejo lá nada só observo buracos e rampas para os ? carros. Então onde é que estão as obras? Prometem mas não ? fazem nada e as pessoas que aqui moram têm medo de falarem. Também por detrás dos prédios fez estacionamento. mas escusava de tirar de lá as árvores ? toda podia deixar algumas em volta do estacionamento, não ? ficava ? mal
I have lived in Praceta João Vilarett for thirty-seven years, I am tired of talking to the President of the Parish Council about the square and I was never willing to fix the problems here which are the parking of cars and also the removal of garbage that is often left by take out. There are always excuses, start making patches on the little square and then start saying that everything is fine. Also at the bottom of the ramp q leaves the square to go to the buses ? says there are tours done I don't see anything there I just watch holes and ramps for the ? cars. So where are the works? They promise but don't do anything and the people who live here are afraid to speak. Also behind the buildings he made parking. but I didn’t need to take the trees out ? all of them could leave some around the parking lot, no ? it was bad ?
R
Ravi electric works on Google

so good

Write some of your reviews for the company Junta de Freguesia da Póvoa

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *