Juventude Socialista (Sede Nacional)

4.4/5 based on 8 reviews

About Juventude Socialista (Sede Nacional)

Entre 4 e 6 de março de 1994, tem lugar na Figueira da Foz o IX Congresso, onde é eleito Sérgio Sousa Pinto para o cargo de Secretário-Geral. O seu percurso anterior havia ficado marcado por ter sido presidente da Associação de Estudantes do Liceu Gil Vicente, ter dirigido o Movimento de Estudantes contra a PGA e, posteriormente, ter integrado o Secretariado Nacional no mandato de António José Seguro.

Para o novo Secretário-Geral era importante conferir um caráter mais forte de esquerda na JS, através da carga ideológica e tomada de consciência crítica dentro do Partido. Nas suas palavras, “havia a necessidade de explicar que a Juventude Socialista não era um apêndice etário dos socialistas com menos de 30 anos, mas que era uma organização com capacidade de afirmação própria, com uma agenda política própria e uma mensagem própria”.

No Congresso foram desenhadas as linhas de ação do novo mandato: novas bandeiras; novas medidas, como a proposta de extinguir os Tribunais Militares e as jurisdições especiais; e o combate ao racismo.

Neste primeiro mandato pelas suas mãos, a JS abandona o CNJ, considerado que estava sob a influência da JCP; emite um comunicado contra os aumentos das portagens por parte do Governo PSD; requisita uma audiência com o Embaixador de Angola sobre questões racistas, de cidadãos angolanos que sofrem discriminações por parte das forças de segurança portuguesas; assim como exige a renúncia do cargo de Dias Loureiro, Ministro da Administração Interna, a respeito do caso de brutalidade policial sobre os trabalhadores da indústria vidreira na Marinha Grande.

Como consequência do esforço que a JS conseguiu realizar, o número de militantes disparou para 30 mil, tendo obtido o dobro dos existentes. Mais tarde, esse número voltou a subir para os 40 mil militantes. No final do seu primeiro mandato, Sérgio Sousa Pinto conseguiu o feito de eleger 15 deputados da Juventude Socialista para a Assembleia da República, como resultado do PS ter vencido as Legislativas de outubro de 1995.

Sérgio Sousa Pinto é reeleito no X Congresso, realizado novamente na Figueira da Foz, a 18 e 19 de maio de 1996, com a moção “Por Uma Sociedade de Oportunidades”. Este mandato começou por debruçar-se sobre o novo estatuto do trabalhador-estudante, depois focou a sua atenção na questão da Interrupção Voluntária da Gravidez e finalmente destacou a questão do diploma das uniões de facto, inicialmente contra as discriminações aos casais não casados e depois também alargado aos casais do mesmo sexo.

Realizado entre 15 e 17 de maio de 1998, em Portimão, o XI Congresso volta a reeleger Sérgio Sousa Pinto para um terceiro mandato. Este ficou manchado pelos resultados negativos do referendo sobre o aborto, que teve lugar apenas uns dias após o Congresso Nacional. A meio deste terceiro mandato, o Secretário-Geral foi eleito para o Parlamento Europeu.

Contact Juventude Socialista (Sede Nacional)

Address :

n.º24, 1º Direito, R. Rodrigo da Fonseca, 1250-193 Lisboa, Portugal

Phone : 📞 +7
Website : http://www.juventudesocialista.pt/
Categories :
City : Lisboa

n.º24, 1º Direito, R. Rodrigo da Fonseca, 1250-193 Lisboa, Portugal
T
Tânia Mahomed on Google

J
Joana Branco on Google

A
André Serra on Google

D
David Pires on Google

T
Tiago Veloso on Google

R
Ricardo Campos on Google

G
Gerson Calunga on Google

Rodrigo da Fonseca
Rodrigo da Fonseca
A
Ana on Google

Não respondem nem por email, telefones, whatsapp nada... quero me desfiliar da JS e nao consigo. Ja enviei dois emails sem resposta!!
They don't even respond by email, phone, whatsapp ... I want to leave JS and I can't. I already sent two unanswered emails !!

Write some of your reviews for the company Juventude Socialista (Sede Nacional)

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *