Parish Council of Sobralinho

4.8/5 based on 6 reviews

About Parish Council of Sobralinho


Origens do Sobralinho

A vila do Sobralinho é muito recente, mas a sua população tem uma longa história, da qual o presente não pode desligar-se.

Sobralinho nem sempre foi assim chamada. Há aproximadamente nove séculos, após a conquista de Lisboa aos Mouros por D. Afonso Henriques, toda esta zona começou a ser povoada, tendo então ganho a designação O Lugar do Sobral.

A origem da palavra Sobralinho aparece, assim, ligada à freguesia do Sobral, localizada nas proximidades do Mosteiro dos Frades Antoninos, fundado em 1590 por D. Francisco de Sousa e construído na Quinta da Capacharica.

A ocupação humana da região que engloba a atual Vila do Sobralinho, remonta à época do ‘paleolítico inferior’ e, tal como todas as outras freguesias do concelho, encontra-se ligada ao condicionalismo físico das proximidades do rio Tejo.

Os vestígios encontrados na área da freguesia são instrumentos de pedra lascada, recolhidos nas formações geológicas fluviais do terraço quaternário de Alverca, cujo ponto mais alto se situa no Alto do Pinheiro. Porém, são do período do ‘neolitico’ e muito mais notório do ‘calcólitico’, os objetos que aparecem e que comprovam a presença humana e povoamento na freguesia do Sobralinho.

Em 1147, D. Afonso Henriques toma a região de Lisboa aos mouros e inicia o seu repovoamento. Nessa altura, o termo de Vila de Alverca, correspondia à atual freguesia do Sobralinho e repartia-se pelos lugares denominados de Sobral Grande e Aldeia, originando, mais tarde, os topónimos.

Como em muitas outras regiões, predominava a agricultura. Ao consumo próprio e comércio desses produtos juntavam-se outros, recolhidos nas lezírias e áreas envolventes da margem direita do rio Tejo. As populações sobreviviam, então, com o cultivo do trigo, do milho, da cevada, dos legumes, do fabrico do azeite, do queijo e do vinho, do gado e da caça.

Quando, no século XIX, se deu a reforma administrativa das províncias, distritos e lugares, Vila Franca de Xira integrou-se no quadro de reordenamento geral dos municípios promovido pelo regime liberal. Em 1855 foram extintos vários concelhos, entre os quais se incluía o de Alverca do Ribatejo, mas o lugar do Sobral Grande continuava a pertencer-lhe.

A alta nobreza apreciava e possuía grandes propriedades, onde construíram e restauraram casas solarengas e palacetes. Membros da Coroa nacional e nobres de outras nacionalidades frequentavam essas propriedades, mais concretamente, o Palácio (à época ‘Solar’) do Sobralinho. Quando o 7º conde de Vilaflor, o Duque da Terceira, tomou posse do imóvel, ali passou a receber monarcas, como D. Maria I, D. Pedro V, D. Estefânia e D. Maria II.

A economia local organizava-se em torno das casas agrícolas e das quintas, como a do Pinheiro e a do Duque da Terceira.

A partir da ‘regeneração’, iniciaram-se tentativas de implantação da industrialização. Toda esta região teve um papel muito importante neste sector, cujo desenvolvimento foi consolidado já no decorrer do século XX.

Na Quinta de Figueira, situada no Sobralinho, instalou-se uma fábrica transformadora de tecidos de linho, juta e fazendas de lã. Atingiu o seu auge no século XIX mas, como muitas outras fábricas, acabou por fechar na década de oitenta. Enquanto se manteve ativa contribuiu para o aumento significativo da população.

Pelo Decreto 12161, o Sobralinho passou a pertencer à freguesia de Alverca do Ribatejo, a partir de 21 de agosto de 1926.

Em 11 de Julho de 1985, o Sobralinho e a Aldeia, já unidos a nível espacial, congregam esforços ideológicos e permitem projetar a freguesia apenas sob o topónimo de Sobralinho.

Como resultado de grande reivindicação, a lei nº 119/85 de 4 de Outubro de 1985, consagra, finalmente, a criação da freguesia do Sobralinho, tornando-a autónoma de Alverca do Ribatejo.

A partir desta data, a nova freguesia começa a progredir e, devido a este facto, no dia 4 de Junho de 1997 é elevada a condição de Vila.

Já no ano de 2013, com a lei n.º11A de 28 de janeiro, a freguesia do Sobralinho perde a independência administrativa e agrega-se à freguesia de Alverca do Ribatejo, formando a União das Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.

Contact Parish Council of Sobralinho

Address :

R. Junta de Freguesia 19, Sobralinho, Portugal

Phone : 📞 +9
Website : https://www.jf-alvercasobralinho.pt/
Categories :
City : Sobralinho

R. Junta de Freguesia 19, Sobralinho, Portugal
N
Natércia Pereira on Google

M
Maria Inês Ramalho on Google

S
Sandro Santos on Google

R
Rui Marques on Google

S
Sacha Dorofyeyeva on Google

I
Igor Dorofyeyev on Google

Qualidade e simpatia
Quality and friendliness

Write some of your reviews for the company Parish Council of Sobralinho

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *