Parish Council of Vidigueira
Freguesia de Vidigueira - Freguesiavidigueira.pt
Website Institucional da Junta de Freguesia de Vidigueira
About Parish Council of Vidigueira
Situada no extremo Norte do Baixo Alentejo, a Freguesia de Vidigueira é Sede do Concelho homónimo, no Distrito de Beja. Tem por orago Nossa Senhora das Relíquias, celebrada todos os anos, na Quinta-Feira de Ascensão.
O topónimo “Vidigueira” é um derivado de “Vidigal” do latim “viticale”, cujo significado é “terreno onde cresce o vitex”, o mesmo que agnocasto, uma espécie de arbusto aromático. A existência de Vidigueira como povoação, só se encontra documentada a partir de meados do século XIII; porém, não é de todo excluída a hipótese de presença humana no território da freguesia em épocas muito mais recuadas, já que o seu concelho possui numerosos dados, sobretudo de natureza arqueológica, que tornam possível detetar a presença humana até aos tempos pré-históricos, permitindo traçar um panorama da evolução histórica desta região.
Todos estes vestígios pré-históricos e outros que se vão descobrindo, denotam a importância que teve esta região, sobretudo no período neolítico, e fornecem eloquente testemunho de um povoamento que se estende já por vários milénios. Os povos antigos eram atraídos pelo clima e pela riqueza naturais, que lhe ofereciam as condições necessárias e motivos suficientes de atracão para que aqui se estabelecessem. Igualmente atraídos por estas condições, também os romanos aqui se fixaram. A freguesia de Vidigueira parece ter tido a sua origem durante o reinado de D. Afonso III, por altura do repovoamento do território português, depois das guerras da Reconquista Cristã. É então do século XII para o seguinte que se encontram as primeiras referências da freguesia de Vidigueira, que na altura provavelmente detinha pouca importância.
O primeiro donatário da Vidigueira foi o "Mestre Tomé" tesoureiro da Sé de Braga, que serviu D. Afonso III com grande lealdade. Segundo testemunha uma escritura do século XIV, de 1304 a 1315, a Vidigueira pertenceu ao Rei D. Dinis, que a doou à sua sobrinha, a Infanta D. Isabel. O senhorio parece ter ficado sem interrupção aos descendentes desta, o que não impediu que o Rei D. Fernando, por carta de 20 de Março de 1368, pudesse doar a Vidigueira a Vasco Martins de Melo, e depois deste a D. João, filho do Conde D. João Afonso Telo e mais tarde, ainda a doou à sua filha bastarda D. Isabel.
Com a morte de D. Fernando e consequente crise de sucessão, também conhecida por Interregno, as terras passaram à coroa. Em 1385, D. João I, já no poder, doou a povoação de Vidigueira ao Condestável D. Nuno Álvares Pereira, sendo a doação confirmada por carta do mesmo monarca, a 4 de Abril de 1433, quando a representava o neto do Condestável do Reino, D. Fernando, Marquês de Vila Viçosa e futuro 2º Duque de Bragança; assim entrou esta freguesia para a Casa de Bragança. A queda desta Casa com a execução do 3º Duque, após julgamento no tempo de D. João II, fez com que a Vidigueira voltasse para a posse da coroa, e assim pôde este rei doar os respetivos direitos reais dela ao fidalgo Nuno Pereira, em 13 de Setembro de 1483.
Todavia, restaurada a Casa de Bragança e restituída por D. Manuel I às suas possessões, passou a povoação de Vidigueira ao Duque D. Jaime e deste ao grande Vasco da Gama, por meio de trespasse do senhorio, a troco de um padrão de juro de 300 mil réis e 4 mil cruzados em dinheiro; a transferência foi confirmada por D. Manuel I.
Sete anos após a concessão do foral da Vidigueira, por carta passada em Évora a 29 de Dezembro de 1519, D. Manuel I concedeu a D. Vasco da Gama, Almirante da Índia, o título de 1º Conde da Vidigueira, ficando esta vila assim ligada ao nome de tão ilustre navegador.
Na freguesia de Vidigueira destacam-se como património cultural e edificado:
- O Castelo, dentro do qual se encontra o Paço dos Condes da Vidigueira que teve a sua origem no século XV; desta residência fortificada dos Gamas, resta apenas a Torre de Menagem que serve como miradouro, de onde se avista a magnífica paisagem urbana da Vidigueira. Na frente da torre encontra-se o escudo das armas dos Gamas, esculpido em mármore branco;
- A Torre do Relógio, cuja guarita alberga um sino oferecido por Vasco da Gama na era de 1520, como prova a sua inscrição;
- A Cascata Armoriada, edificada em 1891;
- A Estátua de Vasco da Gama, inaugurada em 1970;
- A Igreja de S. Francisco, do século XVIII e que é hoje a Igreja Paroquial;
- A imagem de Nossa Senhora das Relíquias;
- A Igreja da Misericórdia, instituída em 1592 e reedificada em 1688;
- As ermidas: de S. Rafael, edificada no século XVIII, por D. Francisco da Gama, 4° Conde da Vidigueira; de S. Pedro, que oferece uma panorâmica encantadora; e a de Santa Clara, edificada em 1555.
A economia da freguesia assenta na agro-pecuária, sendo de salientar que as culturas predominantes são a da vinha e a da oliveira, cujo produto ao longo dos tempos adquiriu notoriedade a nível nacional. A caça é atualmente um fator económico importante; assim como a silvicultura e a indústria alimentar, destacando-se, ainda, o papel da Administração Local. No artesanato predominam os bonecos em barro, em madeira e de trapos, destinados a decoração.
Contact Parish Council of Vidigueira
Address : | R. Dr, R. Dr. Carlos César Sotto Mayor Figueira 32-34, 7960-276 Vidigueira, Portugal |
Phone : | 📞 +87 |
Website : | http://www.freguesiavidigueira.pt/ |
Categories : |
Council
,
|
City : | Vidigueira |
Write some of your reviews for the company Parish Council of Vidigueira
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Council,
Nearby places Parish Council of Vidigueira