União das Freguesias de Alenquer (Santo Estêvão e Triana) - R. de Trás da Misericórdia 8 2580
União das Freguesias de Alenquer - Freguesiaalenquer.pt
Website oficial da União das Freguesias de Alenquer. Informação sobre a Junta de Freguesia, avisos, documentos, eventos, notícias, composição e atividades.
About União das Freguesias de Alenquer (Santo Estêvão e Triana)
A Vila de Alenquer, sede concelhia, é formada por Alenquer (Santo Estevão) e Alenquer (Triana).
A antiguidade do povoamento local é atestada pelos diversos objetos descobertos pelo arqueólogo Hipólito Cabaço no sítio do Castelo. No entanto, apesar dos diversos estudos, não se pode precisar a época exata do povoado ao qual pertenciam esses achados. Parece tratar-se de um povoado castrejo, cujo núcleo habitacional primitivo terá sido posteriormente no século II e III a.C., romanizado. Da época romana chegaram até aos dias de hoje, vários vestígios, nomeadamente moedas, lápides, mosaicos e sepulturas. Em 1934, Hipólito Cabaço põe a descoberto uma extensa necrópole Lusitano-romana do século I d.C. .
Alenquer terá sido fundada pelos Alanos, povos que governaram parte da Lusitânia e reedificaram e fortificaram Alenquer. Em 1148, D. Afonso Henriques conquistou Alenquer aos Mouros e já no reinado de D. Sancho I, foi reedificada e povoada tendo o monarca dado a povoação à sua filha D. Sancha que lhe deu foral em 1212 e aqui residiu até professar no convento de Celas. Após a profissão da Infanta, o Paço foi convertido em convento da Ordem de São Francisco, tendo sido o primeiro desta ordem, em Portugal. Em 1302, D. Dinis concede novo foral a Alenquer, que terá sido confirmado por D. Manuel I. O concelho de Alenquer foi constituído a 12 de junho de 1837.
O topónimo Alenquer terá sido objeto de vários estudos, sugestões e opiniões. No entanto, a versão mais coerente considera que o topónimo provém do Latim, através do Moçárabe. Mas a tradição popular tem também justificação para o topónimo. Assim, conta a lenda do “Alão-quer”, que indo o rei cristão banhar-se no rio, viu um grande cão pardo que vigiava as muralhas e se chamava Alão. O rei fez-lhe festas e o cão calou-se, o que o rei entendeu tratar-se de um bom presságio para o combate que se avizinhava. Assim, o rei de imediato mandou dar início ao ataque dizendo “Alão quer”, originando-se assim a designação da vila. Outra versão do “Alão quer”reza que Alão era o cão encarregado de levar as chaves na boca todas as noites pelas muralhas até à casa do governador e os cristãos, aproveitando-se dos instintos do animal, prenderam uma cadela debaixo de uma oliveira, à vista do cão que, seguindo os seus instintos, galgou os muros, entregando as chaves aos portugueses.
Constituição atual e caracterizaçãoNo âmbito da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias de 2013, surgiu a União de Freguesias de Alenquer, que engloba as duas antigas e históricas freguesias Santo Estevão e Triana.
Santo Estevão é a terra natal de Damião de Góis, historiador e humanista português e grande personalidade do Renascimento em Portugal. A nível patrimonial, destaca-se em Santo Estevão o portal manuelino do convento de São Francisco, o castelo de Alenquer, o túmulo de Damião de Góis, o Padrão da Ponte do Espírito Santo, a Igreja da Misericórdia, o Bairro da Judiaria e as capelas de Santa Catarina e de São Pedro.
Triana caracteriza-se a nível patrimonial, pela igreja de Nossa Senhora da Assunção, a capela de Santo António, as quintas da Bemposta, de Porto da Cruz, do Fiandal e do Santo António, merece ainda destaque o marco da Mala-Posta.
No aspeto económico, por se tratar de uma freguesia urbana, sede concelhia, os três setores encontram-se representados. Na segunda metade do século XIX foi constituída em Triana a Fábrica Nova da Romeira, uma fábrica de fiação e tecidos, de grandes dimensões e importância económica. A produção da fábrica cessou na década de sessenta do século XIX e em 1983 é publicado o decreto 2/96 que o declara como Imóvel de Interesse Público. Em 1995 o local é transformado em pavilhão municipal de exposições e em 2008 foi inaugurado o parque urbano da Romeira, infra-estrutura de lazer com jardins, parque infantil e parque desportivo.
Contact União das Freguesias de Alenquer (Santo Estêvão e Triana)
Address : | R. de Trás da Misericórdia 8 2580, 2580-297 Alenquer, Portugal |
Phone : | 📞 +789 |
Postal code : | 2580 |
Website : | http://freguesiaalenquer.pt/ |
Categories : | |
City : | Alenquer |
Write some of your reviews for the company União das Freguesias de Alenquer (Santo Estêvão e Triana)
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Local government office,
Nearby places União das Freguesias de Alenquer (Santo Estêvão e Triana)