EMARP- Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA - R. José António Marques 17
About EMARP- Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA
Introdução
O abastecimento de água ao concelho de Portimão é da responsabilidade da EMARP, por delegação do município.
O concelho de Portimão tem uma área de 182,4 km2, é composto por 3 freguesias e tem uma população residente de cerca de 55.400 habitantes. Os utilizadores do sistema de distribuição de água são na sua maioria, 80% da freguesia de Portimão, 15% da freguesia de Alvor e 5% da freguesia da Mexilhoeira Grande.
As infraestruturas do sistema de distribuição de água são:
- 14 reservatórios (7 dos quais elevados) com a capacidade total de 59850 m3;
- 8 estações elevatórias e cerca de 450 Km de condutas.
E existem ainda 4 furos de captação de água subterrânea operacionais, como reserva.
Evolução histórica na gestão do sistema de Abastecimento de água em Portimão
O abastecimento público de água ao concelho remonta ao final do séc. XIX. Em 1889 constituiu-se a Empresa de Abastecimento de Água Sárrea Prado & Comandita, com a finalidade de empreender as obras necessárias para o fornecimento de água à vila de Portimão.
A 8 de Maio de 1902, pela primeira vez começou a ser vendida ao público, através de bicas e chafarizes, água proveniente do Barranco das Águas, no sítio da Arrojela, Monchique.
A Câmara Municipal resgatou a concessão de fornecimento de água a Portimão em 1915 e, em 1921 iniciou a execução de furos de captação de água em vale Figueira, junto à Ribeira do Farelo.
Data de 1922 a construção da Central da Figueira, para forçar a água canalizada a chegar a Portimão, tendo em 1930 sido concluída a rede de canalizações ao domicílio.
Em 1951 foram criados os Serviços Municipalizados de Portimão.
Para que o fornecimento de água em quantidade e qualidade, não constituísse obstáculo ao desenvolvimento do Município, os Serviços Municipalizados de Portimão foram melhorando as infraestruturas do sistema para responder às necessidades exigidas, sendo de realçar a construção da Estação de Tratamento de Águas das Fontainhas, que iniciou o funcionamento em 1981, para tratamento da água proveniente da Barragem da Bravura, e a pesquisa e equipamento de novas captações de água subterrânea em zonas do interior da freguesia da Mexilhoeira Grande, nas últimas décadas do século XX.
A 1 de fevereiro do ano 2000, concretizou-se a adesão do Município de Portimão ao Sistema Multimunicipal de Águas do Barlavento Algarvio (ABA,SA), gerido pela empresa multimunicipal Águas do Barlavento, S.A., posteriormente integrada na atual empresa Águas do Algarve, SA (AdA,SA). A ABA,SA e posteriormente a AdA,SA, por concessão do estado Português, passou a ser responsável pela captação, tratamento e distribuição de água em “Alta” em todo o Algarve, ficando na esfera municipal a distribuição “em baixa”, ou seja aos utilizadores finais.
A 1 de Janeiro de 2001 foi criada a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, substituindo os Serviços Municipalizados de Portimão, assumindo a gestão do Sistema de Abastecimento de Água ao Concelho de Portimão.
Caracterização do sistema de Abastecimento de água em Portimão
Origem da água
Em finais dos anos setenta, com a expansão da rede de distribuição e o correspondente aumento dos consumos, a água das captações existentes, muito próximas do litoral, aumentou significativamente na salinidade, o que levou os Serviços Municipalizados de Portimão à procura de novas origens de água, nomeadamente, intensificando a pesquisa e equipamento de novas captações de água subterrânea em zonas mais interiores da freguesia da Mexilhoeira Grande e a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) das Fontainhas para tratamento da água proveniente da Barragem da Bravura.
Até ao início da década de oitenta, a água abastecida em Portimão era na sua totalidade de origem subterrânea, inicialmente captada em diversos furos situados nas zonas da Figueira e Fontainhas.
A partir de 1981 e até janeiro de 2000, o abastecimento de água foi assegurado, na época baixa, de outubro a março, com recurso exclusivamente a captações de origem subterrânea e na época alta com uma mistura de água subterrânea com água superficial, proveniente da Barragem da Bravura e tratada na ETA das Fontainhas.
A partir de fevereiro de 2000 a rede de distribuição de água de Portimão passou a usar água proveniente do sistema multimunicipal do Barlavento Algarvio, predominantemente de origem superficial captada na Barragem do Funcho, e mais tarde reforçada com a Barragem de Odelouca.
Infraestruturas do sistema de abastecimento de água
Até meados dos anos setenta, as principais infraestruturas do sistema de abastecimento de água eram a Estação Elevatória da Figueira, construída em 1922, que recebia a água das captações subterrâneas e a elevava para Portimão e o reservatório da Boavista datado do início do século XX (1902), que distribuía a água pela cidade de Portimão. Nos finais da década de sessenta foi construído o Reservatório Elevado da Figueira para assegurar o abastecimento de água ao Hotel e à urbanização do prado da Penina.
A segunda metade da década de setenta ficou marcada por uma grande expansão da rede de distribuição e pela construção de um conjunto de reservatórios apoiados e elevados, estrategicamente implantados em redor dos aglomerados populacionais, Boavista, Alto Pacheco, Bemposta, Amoreira, Chão das Donas e Mexilhoeira Grande.
Nos finais da década de oitenta foi construída a primeira célula da “Grande Reserva” no Chão das Donas, com capacidade para 15.000 m3, que passaria a ser o ponto central do sistema de abastecimento de água a Portimão, sendo canalizada para lá toda a água produzida nas diversas origens e a partir daí distribuída pelos outros reservatórios apoiados situados em redor da cidade de Portimão. A Grande Reserva foi ampliada uma década depois, com a construção de uma nova célula, igualmente, com capacidade de 15.000 m3.
Na primeira metade dos anos noventa foram ampliadas as capacidades de armazenamento de água no Alto Pacheco, Amoreira e Bemposta com a construção de novas células nos reservatórios apoiados em cada um desses locais.
Durante a década de noventa e no início da primeira década do século XXI, o Município procedeu à remodelação de uma parte significativa da rede de distribuição (≈ 80%), substituindo as antigas tubagens em fibrocimento e ferro, significativamente obstruídas pelo calcário acumulado, por tubagens em PVC.
A partir de fevereiro de 2000, a “Grande Reserva” do Chão das Donas passou a ser o ponto de entrega da água proveniente do sistema multimunicipal de distribuição de água do Algarve, responsável por receber a quase totalidade da água distribuída no concelho. Cerca de uma década depois foi aberto um novo ponto de entrega para abastecimento exclusivo ao empreendimento turístico do Morgado do Reguengo.
Factos históricos relevantes
3000 a.C.
Nessa altura já se obtinha habitualmente água doce a partir de poços, utilizando-se um balde (embora a maior parte dos aldeamentos se situassem perto de rios).
2500 a.C.
O sarilho e dispositivos semelhantes eram utilizados para aumentar a rapidez da retirada de água dos poços. O sarilho, que continua a ser largamente utilizado no Médio Oriente, é constituído por um pau giratório que tem um balde numa ponta e um contrapeso na outra ponta.
1550 a.C.
Uma pintura mural egípcia mostra um sifão a ser utilizado.
1485 a.C.
Um grego chamado Dános é conhecido como o pai de uma bomba de água muito eficiente.
350 a.C.
Aristóteles descreve o modo como se pode obter água doce a partir de água salgada por destilação (ebulição e subsequente condensação). No entanto, passaram mais de 1400 anos até que os Mouros trouxessem essa ideia para a Europa Ocidental.
1500
As primeiras cidades europeias começaram a construir sistemas de abastecimento de água. O primeiro a ser descrito, em 1550, foi o de Ausburgo na Baviera (Alemanha), no qual eram utilizadas noras que acionavam parafusos de Arquimedes, os quais elevavam a água até torres altas, donde era canalizada para as residências dos consumidores.
1614
Castelli, um italiano, descreveu o modo como ele fora finalmente capaz de medir o fluxo de água ou de outro líquido.
1682
Em Marly, na França, deu-se por terminado um sistema hidráulico extraordinário. Era acionado por uma série de noras gigantes, desenvolvendo cada uma delas uma força superior a 100 cavalos vapor.
1791
James Peacock demonstrou que a água podia ser filtrada deixando-a infiltrar-se num leito de areia.
1794
Foi escavado pela primeira vez em Inglaterra, em Notting Hill, Londres, um poço artesiano, por um homem chamado Benjamin Vulliamy.
1854
Dr. John Snow fez a primeira abordagem eficiente das doenças provocadas pela água.
Cerca de 500 pessoas que viviam nas proximidades de uma zona de 200 metros junto à Broad Street (hoje, Broadwick Street), no Soho, em Londres, morreram de cólera num período de dez dias. O Dr. Snow localizou a infeção numa bomba de água manual, retirou a manivela e assim terminou a propagação da doença. Deste modo a atenção das pessoas centrou-se na pureza da água.
Figura: Desinfeção de uma torneira de água potável para colheita de amostras. (século 20)
1896
E assim chegamos ao último episódio da nossa breve história da água, onde a água foi pela primeira vez desinfetada com cloro em Polo, na costa italiana do Adriático, como medida de proteção contra as doenças.
Contact EMARP- Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA
Address : | R. José António Marques 17, 8500-802 Portimão, Portugal |
Phone : | 📞 +8 |
Postal code : | 8500 |
Website : | http://www.emarp.pt/ |
Categories : | |
City : | Portimão |
h
|
hSS jHS on Google
★ ★ ★ ★ ★ EMARP.. USAM E ABUSAM DO PÚBLICO, TANTO NAS CONTAS DA ÁGUA, E PRINCIPALMENTE NAS MULTAS DE ESTACIONAMENTO. EMPRESA SEM ÉTICA E PESSOAL ABUSIVO SEM FORMAÇÃO NEM EDUCAÇÃO! AO SERVIÇO DOS RICOS.
EMARP .. USE AND ABUSE THE PUBLIC, BOTH ON WATER BILLS, AND MAINLY ON PARKING FINES. COMPANY WITHOUT ETHICS AND ABUSIVE STAFF WITHOUT TRAINING OR EDUCATION! AT THE SERVICE OF THE RICH.
|
N
|
Núria Ferreira on Google
★ ★ ★ ★ ★ Inacreditável os cartazes a publicitar a não ajuda a animais de rua! Que vão fazer então? Entrar em acção a nível municipal para controlo e cuidado adequado e respeitoso de seres vivos que foram abandonados, maltratados e ignorados por vocês também! Bem haja quem faz o que pode na ajuda ao cuidado, bem estar e controlo genuíno destes animais! Deviam ter vergonha de ter feito isto! E devia ser punível porque incita á continuação do abandono e maus tratos animais! Sejam construtivos, humanos, e ponham também as mãos na massa de forma a que tenha valor!
Unbelievable posters to advertise not to help street animals! What are you going to do then? Take action at the municipal level for proper and respectful care and control of living beings who have been abandoned, mistreated and ignored by you too! Well there are those who do what they can in helping the genuine care, well-being and control of these animals! You should be ashamed to have done this! And it should be punishable because it incites the continuation of abandonment and animal abuse! Be constructive, human, and put your hands on the mass so that it has value!
|
L
|
Liliana Marques on Google
★ ★ ★ ★ ★ Exmos. Senhores da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão,
Uma vez que estão a solicitar à população para não alimentar os animais de rua, sendo estes meras vítimas de crimes praticados contra animais de companhia nomeadamente ABANDONO, vimos por este meio questionar-vos o seguinte:
- Que medidas estão implementadas para CED (Captura, Esterilização e Devolução) para animais de rua no município?
- Que medidas estão implementadas para a Captura e Acolhimento de animais assilvestrados no vosso município?
- Que medidas estão implementadas para garantir o bem-estar dos animais abandonados existentes actualmente, caso não estejam reunidas as condições necessárias para a Captura e Acolhimento dos mesmos, no que respeita à alimentação e cuidados de saúde por parte do município?
- Qual a capacidade de acolhimento do Centro de Recolha de Animais de Portimão neste momento?
Estamos preocupados com o bem-estar dos animais abandonados, uma vez que foram entregues à sua sorte por "nós", humanos.
Estamos certos de que o Município de Portimão tem uma política ética e revela todo o interesse em resolver o problema dos animais errantes com medidas adequadas e que respeitem o bem-estar dos mesmos, pelo que gostaríamos de conhecê-las.
Exmos. Lords of the Municipal Water and Waste Company of Portimão,
Since they are asking the population not to feed the animals of the street, being these mere victims of crimes committed against pets, namely ABANDONO, we hereby ask you the following:
- What measures are implemented for CED (Capture, Sterilization and Return) for street animals in the municipality?
- What measures are in place for the capture and reception of wild animals in your municipality?
- What measures are in place to ensure the welfare of abandoned animals currently in existence, if the conditions necessary for capturing and receiving them are not met, as regards feeding and health care by the municipality?
- What is the reception capacity of the Animal Collection Center of Portimão at this moment?
We are worried about the welfare of abandoned animals once they have been delivered to their fate by "us," humans.
We are certain that the Municipality of Portimão has an ethical policy and it shows all the interest in solving the problem of the wandering animals with appropriate measures and that they respect the well-being of the same ones, reason why we would like to know them.
|
M
|
Marco Oliveira on Google
★ ★ ★ ★ ★ E uma vergonha para a cidade de Portimao que exista um servico de piquete que so comeca a trabalhar as horas normais. Entretanto a populacao fica sem agua. Para que e que pagamos tanto a EMARP. E mais uma incompetencia dos servicos municipalizados.
It is a shame for the city of Portimao that there is a picket service that only starts working during normal hours. However, the population runs out of water. What do we pay EMARP for so much. It is yet another incompetence of municipal services.
|
F
|
Franccesco Ferrera on Google
★ ★ ★ ★ ★ Empresa péssima, de quinta categoria.. So sabe chupar o dinheiro da população que. Ja e pobre. Hoje mesmo estamos todos sem'fornecimento de agua com as contas pagas. Uma vergonha de empresa.
Terrible company, in the fifth category. They only know how to suck the money of the population that. It is already poor. Today we are all without water supply with the bills paid. A company shame.
|
D
|
Dr Joe C Neves on Google
★ ★ ★ ★ ★ A EMARP quer que os clientes facam o trabalho deles no acerto de faturas, creditos, etc. Gostaria que me explicassem o que e que la estao a fazer pois me parece que certos funcionarios so querem e o ordenado ao fim do mes. Contagens em certas ruas de Portimao nao acontece a meses e a desculpa e covid ... mas sera que agora para tudo e covid??? Trabalhem mais e em casos de duvida contactem os clientes que sao quem vos paga os ordenados !!!
EMARP wants customers to do their job in settling invoices, credits, etc. I would like you to explain to me what you are doing there as it seems to me that certain employees only want and the salary at the end of the month. Counts in certain streets of Portimao do not happen for months and the excuse is covid ... but is that now for everything is covid ??? Work harder and in case of doubt contact the customers who are the ones who pay you the wages !!!
|
P
|
Paulo Costa on Google
★ ★ ★ ★ ★ A EMARP, EM, SA, é a empresa municipal responsável pela gestão e exploração dos sistemas públicos de captação e distribuição de água para consumo público, a recolha e reencaminhamento de efluentes, a recolha e deposição de resíduos urbanos e a higiene pública e pela gestão e fiscalização publicitária, da ocupação da via pública e do sistema de estacionamento público urbano em Portimão.
EMARP, EM, SA, is the municipal company responsible for the management and operation of public water collection and distribution systems for public consumption, the collection and re-routing of effluents, the collection and deposition of urban waste and public hygiene and management. and advertising surveillance, the occupation of public roads and the urban public parking system in Portimão.
|
F
|
Fernando manuel Inocencio on Google
★ ★ ★ ★ ★ Os utilizadores deste espaço verde devi ser mais pessoas mais responsáveis
Users of this green space should be more responsible people
|
Write some of your reviews for the company EMARP- Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Water utility company,
Nearby places EMARP- Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA