IADE - Creative University

3.7/5 based on 8 reviews

IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação - Iade.europeia.pt

Conheça as nossas Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Pós-Graduações nas áreas de design, tecnologia, comunicação, marketing e fotografia.

About IADE - Creative University

O IADE foi criado em 1969 com o nome de Instituto de Arte e Decoração. Pioneiro do ensino de Design em Portugal, o IADE criou na mesma época o curso de "Design de Interiores e Equipamento Geral" realizado segundo o modelo de Arts&Crafts Anglo-Saxónico e de escolas vanguardistas como a Scuola Politecnica di Design, Milão. Com a duração de 3 anos, a exemplo dos atuais cursos de 1.º ciclo e organizado em "banda-larga".

Paralelamente, o Instituto começou desde logo a internacionalizar-se nos seus primeiros anos de vida. Efetivamente, António Quadros, o ideólogo do IADE, convidou professores de reconhecido mérito na área do Design, tais como, John David Bear, Stephanie d'Orey, Claude Ternat, Tomás Maldonado, Bruno Munari, Elio Cenci ou Attilio Marcoli, todos eles, a par das maiores referências nacionais à época, tais como, Lima de Freitas, Manuel Lapa, Costa Martins, Manuel da Costa Cabral, Rafael Calado, António Pedro, David Mourão Ferreira, e o próprio António Quadros, entre outros, que contribuíram para a construção da Escola pioneira do ensino de Design em Portugal.

Impõe-se também referir Fernando Garcia. Sob a sua coordenação, o IADE inicia em 1984 o ensino da Publicidade, correspondendo a uma clara necessidade sentida pelos profissionais dessa área, encontrando-se também entre as primeiras instituições do país a oferecer formação em Fotografia e em Marketing.

Em 1989 o IADE, 20 anos após a sua criação, enceta um novo ciclo, passando a oferecer cursos do ensino superior, agora na qualidade da entidade instituidora de duas escolas universitárias não integradas:

  • ESD - Escola Superior de Design;
  • ESMP - Escola Superior de Marketing e Publicidade.

O IADE continuou a crescer e a evoluir, tentando sempre estar à frente e antecipando-se às reais necessidades nacionais. António Quadros Ferro assume a direção do Instituto em 1992.

Em 1999 o ano da assinatura da Declaração de Bolonha, o Prof. Doutor Eduardo Côrte-Real assume a presidência do conselho de direção da ESD, tendo à época introduzido uma nova dinâmica na organização da Escola e da sua missão.

Consequentemente, em 2000, foi tomada a iniciativa de se constituir uma Unidade de I&D, a UNIDCOM/IADE -Unidade de Investigação em Design e Comunicação, estando desde 2003 ao abrigo do Programa de Financiamento Plurianual da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia e dirigida pelo Prof. Doutor F. Carvalho Rodrigues. Desde esse ano, a UNIDCOM/IADE foi responsável pela realização em Portugal das maiores conferências internacionais de Design dos últimos anos.

Entra em vigor no ano de 2002 um novo plano de estudos para a Licenciatura em Design com uma estrutura curricular semestral, em que a classificação final passou a ser expressa por uma média ponderada, face ao número de créditos correspondente a cada unidade curricular. Visava assim compaginar o ensino na ESD com as suas congéneres europeias e promover a atualização da qualidade do ensino de acordo com os princípios preconizados no atual Processo de Bolonha.

Em 2004 o IADE torna-se Membro da CUMULUS - "International Association of Universities and Colleges of Art, Design and Media" potenciando exponencialmente a sua internacionalização.

Como corolário desse novo modelo de organização, também ele pioneiro no país e, segundo a avaliação efetuada pelo CNAVES - Conselho Nacional de Avaliação Externa do Ensino Superior aos cursos da área de Belas Artes e Design, relativos ao 2º ciclo - 5º ano, publicados no primeiro semestre do ano de 2006, o curso de Licenciatura em Design do IADE, de acordo com uma análise comparativa com os restantes cursos avaliados, foi possível considerar, que de facto, o IADE é a Melhor Escola de Design em Portugal.

No ano de 2004 o IADE passa a poder ministrar o seu primeiro curso conferente do grau de Mestre, no caso em Design e Cultura Visual.

Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, estipula-se um novo modelo de organização do Ensino Superior no que respeita aos ciclos de estudo desenvolvidos no âmbito do Processo de Bolonha, nomeadamente um ensino superior organizado em três ciclos de formação (conducentes, respetivamente, ao grau de licenciado, mestre e doutor), em que cada ciclo é estruturado de acordo com o sistema europeu de créditos curriculares e visa a passagem de um sistema de ensino baseado na ideia da transmissão de conhecimentos para um sistema baseado no desenvolvimento de competências e a promoção da mobilidade e da competitividade profissional.

Em Outubro de 2007 o Prof. Doutor Carlos Duarte passa a assegurar a presidência das duas Escolas Universitárias do IADE, sendo dado o primeiro passo para a sua fusão num só estabelecimento. Ainda no mesmo ano, em Novembro, a entidade acionista do IADE SA, passa a ser o Grupo Talent, assumindo o Prof. Doutor Gonçalo Caetano Alves a presidência do Conselho de Administração.

No ano de 2010, marca o regresso do IADE ao ensino do Design de Moda. É aprovado por parte da A3ES -Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, o curso de Mestrado em Branding e Design de Moda. Curso em parceria entre o IADE - Escola Superior de Marketing e Publicidade e a Universidade da Beira Interior.

Recorde-se que o IADE chegou a ser uma instituição de referência nacional no âmbito do Design de Moda nos anos 80 e princípios dos anos 90 do século XX.

Ainda no ano de 2010, concretizou o Programa de Avaliação Institucional realizado no âmbito do 3º Concurso promovido e co-financiado pela Direção Geral do Ensino Superior e conduzido pela EUA - European University Association, que teve uma orientação formativa, destinando-se a contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento do IADE, no contexto das melhores práticas internacionais, e que tem contemplado as escolas de ensino superior de referência.

Em 2012, o IADE - a maior e mais antiga instituição de ensino superior de design - conquista o estatuto de Instituto Universitário. O Conselho de Ministros aprovou um Diploma que reconhece o interesse público do IADE, atribuindo-lhe esse título. O IADE fica, agora, habilitado a conferir o grau de doutor. Neste âmbito, foi desenhado um moderno programa de Doutoramento em design, que assenta em eixos como criatividade e internacionalização. O objetivo é o de posicionar esta formação como uma das opções de topo a nível mundial.

O IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário passou a ser a nova designação oficial da instituição, subindo assim mais um patamar no seu já longo percurso, mais de quatro décadas. Trata-se de um feito que é fruto da sua capacidade de criação, transmissão e difusão da cultura, do saber, da ciência e tecnologia através do ensino e da investigação, tendo como corolário a indigitação do Prof. Doutor Carlos Duarte como seu primeiro reitor.

Em 2015, o grupo Laureate International Universities, presente em Portugal desde 2011, ano em que adquiriu a Universidade Europeia (antigamente designada por ISLA Lisboa), expande a sua presença no país através da aquisição das duas instituições pioneiras na formação em design e em marketing: o Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário (IADE-U) e o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

Em 2016, o IADE integra a Universidade Europeia reforçando o seu posicionamento na Europa enquanto escola criativa.

Hoje, e de acordo com a revista italiana Domus, o IADE integra a lista das melhores 50 escolas de Design da Europa (2015, 2016 e 2017).


IADE: A fundação do IADE e seus principais intervenientes >>

 

Contact IADE - Creative University

Address :

Av. Dom Carlos i 4, 1200-649 Lisboa, Portugal

Phone : 📞 +88777
Website : http://www.iade.pt/
Categories :
City : Lisboa

Av. Dom Carlos i 4, 1200-649 Lisboa, Portugal
R
Raquel Souza on Google

Absolutamente decepcionada. O serviço da secretaria é completamente ineficiente e acredite em mim... você vai precisar da secretaria. Pois nada funciona como deveria. Um simples pagamento da propina dá problema. O investimento é altíssimo pelo retorno oferecido. Não vale a pena.
Absolutely disappointed. The secretarial service is completely inefficient and believe me... you will need the secretary. Well, nothing works as it should. A simple payment of the bribe causes problems. The investment is very high for the return offered. Not worth it.
I
Ivan Rocha on Google

Universidade mais caótica de Lisboa. Me matriculei no curso de IG . Segundo as informações da universidade o curso seria iniciado no período da manhã. Faltando 2 semanas para as aulas começarem recebi uma ligação no qual dizia que as aulas seriam no período da tarde. Há maioria dos alunos que estavam inscritos no curso diziam a mesma coisa. ( uns diziam que haviam feito a inscrição no período da tarde, outros no período da noite e outros na manhã. ) Quando fui conhecer a universidade me mostraram uma única sala onde haviam apenas Macs ? , diziam que todas as salas tinham a mesma estrutura. Quando comecei a frequentar as aulas entrávamos em salas que haviam computadores que nem ligavam por ser velhos demais. Quem não tinha portátil tinha que usar aqueles computadores que nem sequer aguentava uma simples aplicação de programação. Moral da História, NÃO SE MATRICULEM NESTA UNIVERSIDADE. Eles só querem captar alunos novos para depois os alunos terem dor de cabeça como eu sempre tive lá. Indico seriamente irem para católica que é quase o mesmo preço e o serviço lá e excelente, ou então poupem dinheiro e vão para lusófona. Mais o IADE não.
Most chaotic university in Lisbon. I enrolled in the IG course. According to information from the university, the course would start in the morning. With 2 weeks left for classes to start I received a call saying that classes would be in the afternoon. There are most students who were enrolled in the course said the same thing. (Some said they had registered in the afternoon, others in the evening and others in the morning. ) When I went to see the university, they showed me a single room where there were only Macs ?, they said that all rooms had the same structure. When I started attending classes, we entered rooms that had computers that didn't even turn on because they were too old. Those who didn't have a laptop had to use those computers that couldn't even handle a simple programming application. Moral of the story, DO NOT ENROLL AT THIS UNIVERSITY. They just want to attract new students so that the students have a headache like I always had there. I seriously recommend going to Católica, which is almost the same price and the service there is excellent, or save money and go to Lusophone. But not the IADE.
X
Xevi Bosch on Google

Excellent service
P
Pedro Sampaio on Google

Excellent
N
Nikolai Sandved on Google

Amazing architecture
J
José Caetano Alves Neto on Google

One of the best universities in Lisboa for design and creative arts.
A
Alexandre Malheiro on Google

Do not recommend this school at all. Worst service you could ever ask. Save yourself from this non sense “university”. Any services or help you’re gonna ask, forget about it they don’t care about you. Just your money and when to pay. The international office is a real joke too. I called and ask for a english speaker, they told me no and hang up on me. Their lacking of professionalism is outstanding. Please do not make the same mistake as me. Don’t choose this school as a “higher” education.
A
Antonia Hinz on Google

DO NOT STUDY HERE (!) if you want to have a good university experience. It makes me so sad that I signed up for this university from abroad, not knowing how terrible it was going to be. Despite the fact that it is a rather expensive institution, the service is absolutely terrible. The academic services are practically non existent, nobody is able to help you if you have questions. Please, if you care about your education at all, do not go here. I did graduate more than half a year ago and am still waiting for my diploma. We did not even have a graduation ceremony. I was so disappointed with the university and also with the lack of knowledge that was taught, that I signed up for another university and ended up graduation from both at the same time. Of course, the other university (NOVA SBE) was worlds away from what I experienced at IADE. Suddenly, I had motivated, inspiring teachers and an academic service that was actually helping the students. NOVA was able to hold a graduation ceremony and there were no hidden costs like at IADE. IADE asks you for so many small extra payments, for example to get your diploma printed on normal paper you have to pay a fee (75€), every semester you have to renew your inscription with another fee (around 300€), small workshops that are mandatory to attend for your classes cost small fees (around 30€ each) again... the list goes on. During most of the lessons themselves we were asked to do "groupwork" and the teacher would go around and talk to the groups individually, not sharing any new knowledge from his or her side. I honestly was not able to learn much here and felt the teachers were neither motivated nor qualified. The only thing that was great were my lovely classmates, who shared the same experiences that I had. It was a terrible experience from start to finish and I wanted to share my experience to prevent you from making the same mistake.

Write some of your reviews for the company IADE - Creative University

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *