Manuel Maria Barbosa do Bocage
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★ ★ ★ ★ ★ Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765/1805). Publica o primeiro volume das Rimas em 1791 (o segundo sairá em 1799) e é convidado a fazer parte da Academia das Belas Artes ou Nova Arcádia que reunia no Palácio do Conde Pombeiro, presidindo Domingos Caldas Barbosa – Lereno – às quartas-feiras. É aí que toma o nome arcádio de Elmano Sadino. Traduz Tasso (Jerusalém Libertada), Voltaire, Lucano, Ovídio. Uma certa aura de génio e infortúnio mitificou o poeta; gravuras e poemas ajudaram a fixar a sua imagem: rosto moreno, cabelo em farripas, olhos azuis. O que se diz eles revelarem – “pureza, grande amargura na boca” – evidencia a pujança autobiográfica que ressuma da sua poesia. Exaltado, impaciente, volúvel, inadaptável, são características que se lhe apontam. Tudo acrescentado a uma sensibilidade irritável. A poesia de Bocage é uma poesia claramente classicista. Apesar de tudo, é da sua irreverência e consciência libertária de uma individualidade violentamente original que brotará a semente que permitirá aos românticos encontrar outros modos de exprimir a interioridade. O conceito de poeta que Bocage representa é pois o do manuseador da linguagem como instrumento de um poetar capaz de dizer – copiando – a verdade natural e não a do poeta como agente de uma imaginação desregradamente inovadora.
Escultor
João Antero
Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765/1805). He publishes the first volume of Rimas in 1791 (the second will come out in 1799) and is invited to be part of the Academy of Fine Arts or Nova Arcádia that met at the Palace of Conde Pombeiro, presiding over Domingos Caldas Barbosa - Lereno - on Wednesdays. That's where Elmano Sadino takes the arcadian name. Translates Tasso (Jerusalem Liberated), Voltaire, Lucano, Ovid. A certain aura of genius and misfortune mitigated the poet; pictures and poems helped to fix his image: dark face, hair in rags, blue eyes. What they say they reveal - “purity, great bitterness in the mouth” - shows the autobiographical strength that emerges from their poetry. Exalted, impatient, fickle, unsuitable, are characteristics that are pointed out to him. Everything added to an irritable sensitivity. Bocage's poetry is clearly classicist poetry. In spite of everything, it is his irreverence and libertarian awareness of a violently original individuality that will spring up the seed that will allow romantics to find other ways of expressing interiority. The concept of poet that Bocage represents is, therefore, that of the handler of language as an instrument of a poet capable of saying - copying - the natural truth and not that of the poet as an agent of a wildly innovative imagination.
Sculptor
João Antero
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