Vitamimos - R. Henrique António da Mota
About Vitamimos
Olá! Estou de volta com mais uma crónica do Maria na Linha!
A ideia do tema para esta crónica surgiu após ter assistido uma série, documental, da Netflix que se chama “Babies”, que desde já recomendo que a vejam. É uma série muito interessante e completa que explora o mundo dos bebés, a partir da visão de cientistas e de famílias de todo o mundo. Em cada episódio é abordado um tópico específico, como por exemplo, o sono, a capacidade de comunicar ou a capacidade de gatinhar; mas foi no episódio da alimentação e dos primeiros alimentos, que me surgiu a ideia, de vos trazer algumas curiosidades sobre um alimento tão único e especial como é o leite materno.
O leite materno é, em muitos casos, o primeiro alimento que nós humanos consumimos e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), consegue ser um alimento adequado e completo, mesmo dado em exclusividade até aos 6 meses de vida (podendo haver exceções nos bebés pré-termo). A OMS recomenda ainda que, mesmo após se iniciar a diversificação alimentar, o aleitamento materno deve fazer parte da alimentação do bebé, desejavelmente até aos 2 anos de idade. No entanto, após os 6 meses de vida, o aleitamento materno deve perdurar até que este, seja algo desejado tanto pela mãe como pelo bebé.
São muitos os benefícios do leite materno; mas o que vos trago hoje, são algumas curiosidades sobre a sua composição e a sua capacidade de se ajustar às necessidades do bebé e à sua capacidade metabólica (digestiva e renal).
– A composição do leite materno no início da mamada é diferente da composição do leite no fim da mamada. No início da mamada, o leite tem maior concentração hídrica e no fim, uma maior concentração de gordura. É por isso importante, assegurar que o bebé mame até ao fim para que se sinta saciado e devidamente alimentado, pois caso o bebé mame apenas o leite inicial (poucos minutos) e a mamada seja precocemente interrompida, o aporte nutricional poderá não ser o ideal.
– A composição nutricional do leite materno varia e ajusta-se ao facto de se tratar de um bebé de termo (37- 42 semanas de gravidez) ou de um bebé pré-termo (< 37 semanas de gravidez). Com a exceção do conteúdo em lactose (açúcar naturalmente presente no leite), o leite de bebé pré-termo é mais calórico e tem maior quantidade de lípidos e proteínas, que o leite de bebé de termo. Este facto, permite que um bebé pré-termo obtenha o conteúdo nutricional extra que precisa, por ter nascido precocemente.
– Existem também diferenças na composição do colostro (leite dos primeiros 3-5 dias) e do leite materno maduro (leite dos primeiros 26-29 dias), sendo o primeiro, menos calórico e com menor teor lipídico. O colostro é muito fácil de digerir (algo benéfico para o reduzido tamanho do estômago do recém-nascido) e tem uma quantidade elevada de anticorpos e de glóbulos brancos, altamente necessários à proteção do recém-nascido contra possíveis infeções e doenças que poderiam surgir no pós-parto. No fundo, a composição do leite vai-se adaptando às diferentes fases de crescimento do bebé e suas consequentes necessidades.
– Apesar da composição do leite maduro se manter relativamente consistente ao longo do tempo, pode haver momentos em que esta muda, perante uma adversidade. Há estudos que comprovam que quando o bebé está doente, a produção de anticorpos pelo corpo da mulher aumenta e esses acabam por ser transmitidos pelo leite ao bebé. Por outro lado, estudos comprovam que durante a fase em que o bebé começa a explorar o mundo e a colocar diferentes objetos na boca, o nível de enzimas protetoras que lutam contra as bactérias aumenta.
– Uma outra curiosidade está associada ao facto, do bebé conseguir adquirir mais facilmente a capacidade de autorregulação da sensação de fome e saciedade ao mamar. Durante a mamada, o bebé é independente para perceber quando é que está saciado ou não, acabando por comer apenas aquilo que precisa. Isto permite que o bebé desde cedo aprenda a gerir as suas necessidades e a forma como atinge a sua saciedade; o que em muitos estudos, está associado a uma menor probabilidade de a criança/adolescente desenvolver excesso de peso e obesidade e ainda, por conseguir regular melhor a sua ingestão energética e o seu eixo de fome-saciedade. De facto, a alimentação de um bebé saudável deve ser baseada na sua capacidade de interpretar os sinais de fome e de saciedade.
– O leite materno diminui a velocidade de crescimento no primeiro ano de vida, evitando o crescimento abrupto e acentuado e, desta forma, permitindo programar o acréscimo de massa corporal ao longo da vida. Atualmente sabe-se que quanto maior for o ganho ponderal entre os 0-2 anos, maior será a prevalência de excesso de peso e obesidade aos 5-6 anos.
– O leite materno contém a quantidade de água suficiente para suprir as necessidades do bebé; por 100 ml de leite, 87,1ml é água. Menos uma preocupação para os recentes pais!
– O leite materno, para além de ser constituído por macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e lípidos) e por variadíssimos micronutrientes (vitaminas e minerais), é rico em constituintes que o tornam inimitável. Esses componentes, são por exemplo, hormonas, enzimas e anticorpos: ácidos gordos, oligossacarídeos, linfócitos B e T, lactoferrina, macrófagos etc.; que têm ações imunológicas extremamente importantes, como ações antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias. Esta característica do leite materno permite, o reforço do sistema imunitário do bebé e a redução do risco de aparecimento de infeções e alergias futuras.
– O leite materno acaba por ser menos “exigente” que os leites de fórmula, no que respeita às condições de conservação; por norma permite ser conservado por mais tempo que o leite de fórmula, nas mesmas condições de armazenamento. O leite materno pode ser conservado à temperatura ambiente até 6-8 horas (2h no caso de leite de fórmula), a 4⁰C até 72h (24h no caso de leite de fórmula) e a -20⁰C a -40⁰C até 6 meses.
De facto, há muitas informações interessantes sobre o leite materno e sobre o processo do aleitamento. É sem dúvida, um tema que nos mostra o quão especial é o corpo humano! Espero que ao terem lido esta crónica, tenham percebido isso mesmo e ficado a conhecer um pouco melhor o alimento que nós humanos somos capazes de produzir.
Caso gostassem que abordasse mais temas relacionados com a fase da preconceção, gravidez e lactação, deixem por favor nos comentários, pois terei todo o gosto em falar sobre estas áreas que tanto me apaixonam, mas que simultaneamente trazem tantas dúvidas e receios às pessoas.
Fico à vossa espera para próxima crónica, e até lá, mantenham-se na linha!
Contact Vitamimos
Address : | Quinta da Alagoa, R. Henrique António da Mota, 2775-700 Carcavelos, Portugal |
Phone : | 📞 +98888 |
Postal code : | 2775 |
Website : | http://www.vitamimos.pt/ |
Categories : | |
City : | Carcavelos |
L
|
Liliana Rego on Google
★ ★ ★ ★ ★ Sítio agradável e sossegado. Servem comida saudável. Sumos naturais e gelados artesanais disponíveis. A comida é ligeira. Não tem menu de almoço. O hambúrguer é caseiro e servem em bolo de caco. O bolo de caco pode ser servido normal, com espinafres ou de beterraba. Têm tb saladas e wraps. Ideal para tomar café com crianças pois tem o parque mesmo à frente. Tem cada de banho. Caso não seja cliente tem que pagar 0.50€. São muito limpas e com possui sanita para os mais pequenos. Perfeito para dias de sol.
Pleasant and peaceful place. They serve healthy food. Natural juices and artisanal ice creams available. The food is light. There is no lunch menu. The hamburger is homemade and served on a cake. The caco cake can be served normal, with spinach or beet. They also have salads and wraps. Ideal for drinking coffee with children as the park is right in front. It has each bathroom. If you are not a customer you have to pay 0.50 €. They are very clean and have a toilet for the little ones. Perfect for sunny days.
|
S
|
Suzana Persson on Google
★ ★ ★ ★ ★ Para um café de parque com tanta movimentação, deveria expandir o horário de funcionamento. O serviço é lento quando há um pouco mais de movimento. No geral está quase sempre vazio.
Sorte de estar num bom local num parque que oferece excelente atmosfera.
For a park cafe with so much movement, it should expand the opening hours. The service is slow when there is a little bit more movement. In general it is almost always empty.
Lucky to be in a good spot in a park that offers great atmosphere.
|
A
|
António Alves on Google
★ ★ ★ ★ ★ Local muito agradável...mas com serviço de cafetaria fechado.
Quando esteve com esplanada em funcionamento, foi um local muito acolhedor.
Very nice place...but with closed cafeteria service.
When the terrace was in operation, it was a very welcoming place.
|
A
|
António Barros on Google
★ ★ ★ ★ ★ Este espaço já não funciona como "café". Pertence à CM Cascais através da APSI - Associação para a promoção da Segurança Infantil. Espaço da Academia de Saúde, com consultas das 10h30 às 12h30 nos dias Mar 26, Abr 30, Mai 28, Jun 25. 2º semestre aguarda programação. Pode consultar a Academia de Saúde 214 815 511
This space no longer functions as a "café". It belongs to CM Cascais through APSI - Association for the promotion of Child Safety. Health Academy Space, with consultations from 10:30 am to 12:30 pm on Mar 26, Apr 30, May 28, Jun 25. 2nd semester awaits schedule. You can consult the Health Academy 214 815 511
|
W
|
Wreath 1982 on Google
★ ★ ★ ★ ★ very nice people. very relaxing
|
C
|
Catherine Goulding on Google
★ ★ ★ ★ ★ Outdoor seating healthy food
|
C
|
Cristina Ribeiro on Google
★ ★ ★ ★ ★ Very nice surroundings. A nice place to chill out?
|
P
|
PEC AGUIA on Google
★ ★ ★ ★ ★ Great little cafe in an amazing public park. Truly child and pet friendly. Coffee is good, as are the pastries and other delights on the menu. The park is awesome, and Vitamimos the place to sit back and relax!
|
Write some of your reviews for the company Vitamimos
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Restaurant,
Nearby places Vitamimos